Técnicos da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) coletaram nesta quarta-feira, dia 23, as primeiras amostras de efluentes na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Jaqueline em Içara. As amostras seguem para análise laboratorial de qualidade, e os resultados devem ser apresentados em aproximadamente 15 dias. “Será analisado as condições e padrões de qualidade, seguindo os parâmetros principais, conforme resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente e Código Ambiental Catarinense. Como a identificação de produto sólido, após o tratamento do esgoto”; explica a bióloga da Aresc Larissa Martins.
Para o presidente da comissão temporária da Câmara Municipal de Içara, de acompanhamento à implantação do sistema de esgoto sanitário no município, vereador Marcio Dalmolin, a fiscalização garante a prestação do serviço de saneamento básico de qualidade. “Estando de acordo com todas as análises da Aresc e a documentação, fica a ETE autorizada a iniciar o seu funcionamento, e posteriormente a cobrança dos serviços de tratamento de esgoto”, ressalta Dalmolin.
O vereador alerta que as residências precisam estar conectadas a rede de esgoto. “Continuaremos acompanhando, pois é responsabilidade do vereador fiscalizar a eficiência do processo. Mas a população precisa fazer a ligação com a rede, sendo necessário mais volume para maior precisão do sistema de tratamento”, frisa Dalmolin. As análises laboratoriais no sistema de abastecimento de água também fazem parte da visita técnica da Aresc no município. A equipe técnica da Casan também esteve presente na vistoria.
Colaboração: André Dal Pont/Câmara Municipal de Içara



















