O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, no Sul do Estado, passa por uma vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que iniciou na quarta e termina sexta-feira, dia 12. O processo visa liberar a operação de aeronaves por instrumentos (Instrument Flight Rules – IFR) e, para isso, três técnicos da Anac vistoriam o aeroporto.
A operação por instrumentos dá mais segurança aos voos, que passam a ter orientação por instrumentos de bordo e deixam de depender apenas da visibilidade exterior à aeronave. Além de driblar as condições climáticas, o procedimento dá mais segurança em voos noturnos.
A vistoria estava prevista para antes da inauguração do empreendimento, que aconteceu em abril de 2014. Desde o início da operação comercial da TAM, em 27 de abril deste ano, o aeroporto ficou cinco dias sem pousos ou decolagens por falta de visibilidade devido ao mau tempo.
Após a inspeção de campo, os técnicos devem emitir um relatório que apontará a aprovação ou não para a operação por instrumentos. O resultado final desta análise não tem prazo para ser publicado.
Com o relatório final da Anac, que será feito através de uma publicação oficial ratificando a homologação para voo por instrumento, o Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) aciona o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que realiza os procedimentos por instrumentos. Em seguida, o próprio ICA faz a publicação final das Cartas de Procedimentos por Instrumento.
Colaboração: Agência RBS/Foto: Eduardo Zabot