Tá On Podcast: Padre Vander fala sobre carreira religiosa, Santuário e posicionamento diante das Fake News

Foto: Divulgação

Padre há 17 anos, Vander está a quase uma década em Içara

O episódio #100 do Tá On Podcast, exibido nesta quarta-feira (26), contou com uma presença ilustre e especial: a de padre Antônio Vander da Silva. Durante a conversa com os apresentadores Diego dos Santos e Luís Francisco Sabino, o Chicão, o reitor Santuário do Sagrado Coração de Jesus de Içara, abriu seu coração e trouxe detalhes sobre a carreira de sacerdote.

Padre há 17 anos, Vander está a quase uma década em Içara. Já quando criança, ele brincava sozinho de rezar a missa. “Quando faltava energia lá em casa, eu acendia a vela, montava altar e queria rezar a missa, mas não tinha ninguém pra comungar. Porém ali, ninguém acreditava. Depois fiz catequese com 12 anos e comecei ajudar a comunidade”, destaca.

Vander sempre soube que queria seguir a sua vida no caminho religioso, mesmo assim, tinha incerteza e insegurança sobre como proceder neste caminho. “Eu pedi para meus pais deixarem eu ir para o seminário. Mas fiz vestibular, passei no estágio e um dia, eu estava embonecando o fumo, quando meu pai chegou, por volta de umas 13h. Ele olhou para mim, perguntou se eu faria a inscrição para a faculdade e disse: hoje estou disposto a te ajudar, amanhã eu não sei”.

Mesmo com medo, Vander entrou para o seminário e conta que o processo de adaptação foi doloroso. “Fiquei com medo de ir pra lá e não gostar. Tive que levar minha roupa num saco de Adubo Trevo, que a gente usava na roça, pois não tínhamos mala”, lembra. “Um dia falei para o padre de lá, que estava estranhando o lugar, pois era tudo muito parado e eu não era acostumado com aquilo, e ele disse: Vander, tens que entender que aqui tu não trabalhas com o corpo e sim com a mente, é diferente do que você vivia”, acrescenta.

A oportunidade que a confissão proporciona ao ser humano

Na confissão, os católicos tem o dever de declarar seus pecados ao sacerdote de forma clara, concreta, concisa e completa. Para o padre Vander, esse momento é muito especial, pois: “ali você vê o ser humano puro, sendo ele mesmo, não enfeitado e nem querendo mostrar uma imagem que ele não tem”, diz.

Nestes anos como sacerdote, Vander já ouviu confissões que o assustou. “As vezes, a gente não acredito que o ser humano é capaz de fazer o que faz, são coisas muito reais e humanos. Mas o que é acho bonito mesmo na confissão, é esse poder de fazer as pessoas se derramarem. Ali, saí todos os excessos humanos e o fica o humano em si”, declara.

Admiração pelo líder e empresário Zefiro Giassi

Zefiro Giassi e sua esposa Ana Giassi, foram os doares do terreno do Santuário do Sagrado Coração de Jesus de Içara. A ideia da construção foi do bispo Dom Jacinto Inácio Flach. “Eu entrei com a boa vontade de trabalhar e fazer as coisas andarem. Deu certo e está dando certo. Tudo tem crescendo com ascensão, porque as coisas para acontecerem, só a basta a gente querer”, salienta o padre Vander.

O Santuário do Sagrado Coração de Jesus foi inaugurado em 23 abril de 2017, sendo considerado o segundo maior santuário de Santa Catarina. Na época, a estrutura, situada na comunidade de Morro Bonito, já possuía em 13,5 hectares. A entrega da chave e o descerramento foi feito pelas mãos de Dom Jacinto, Dom Odilo e do casal Zefiro e Ana Giassi.

“O seu Zefiro traduz na vida dele, o que muitas pessoas não conseguem quando tem dinheiro, pois perdem sua essência e querer mostrar o que não são. Ele é um homem que cresceu, mas se sente muito pobre, e aí está a grandeza de uma pessoa” diz Vander. “Ele nunca perdeu sua essência”, destaca ainda o padre.

Fake News: o esclarecimento feito na abertura da missa

Há alguns meses, Vander foi alvo de Fake News em grupos de WhatsApp. A informação falsa que circulava, é que o sacerdote estava saindo com uma mulher casada. Vários áudios foram compartilhados, na tentativa de denegrir a imagem do padre.

“Eu pensei em não me posicionar, mas resolvi fazer um esclarecimento durante a abertura de uma missa”, desabafa Vander. “Advogados entraram em contato comigo, perguntando se eu precisaria de algum apoio para tomar uma providência a respeito. Mas eu neguei, pois acho que quem fez o que faz, vai pagar em vida”, conclui o padre.

Mais detalhes

Mais detalhes sobre o episódio #100 pode ser ouvido e assistido por meio do link abaixo, veiculado no canal do Tá On Podcast no Youtube.

YouTube video

Redação Içara News

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis