Você já ouviu falar em sistema de multipropriedade? Não? Então a gente explica a você. Esse sistema nada mais é do que a compra compartilhada de uma propriedade, ou várias, como se fosse uma ação de empresa. Ao comprar uma propriedade nesse modo, você se torna dono de uma fração do imóvel, podendo usufruir do mesmo pelo tempo correspondente à porcentagem da compra. Exemplo, Você possui 33% do imóvel, então você pode usá-lo até 10 dias no mês, ou 4 meses por ano, conforme foi validado o contrato de compra.
Mas então é um aluguel? Não! Você é dono do local e pode vendê-lo, alugá-lo ou morar lá. Desde que dentro da sua porcentagem. Na venda você recebe somente a fração que lhe diz direito. Podendo vender só sua parte, ou toda a propriedade, juntamente com os demais “acionistas”. No aluguel, você só pode alugar dentro do período em que você tem a posse, ou seja, você aluga no período seu de moradia.
Nessa modalidade você divide todos os custos com os demais proprietários e normalmente em contrato já possui uma administradora que fica responsável por toda a manutenção, móveis e custos mensais. Ou seja, é um ótimo investimento para você que não possui muito dinheiro a ponto de investir num imóvel próprio, ou para você que gosta de passar um tempo no litoral ou serra, podendo comprar nessa modalidade e entrando em acordo para que tenha a posse do mesmo no período que lhe interessa.
Caso você queira como imóvel de férias é possível adquiri-lo com uma administradora com serviços de entrega de refeições, camareiros, café da manhã. Assim você o utiliza como se fosse um hotel, com a vantagem de ser dono.
Agora que já deixamos claro como funciona, vamos a questão do título! Vale a pena?
Depende, para investir em vários imóveis ao mesmo tempo e depois se beneficiar da valorização, ou dos aluguéis temporários. É um ótimo investimento. Pois o investimento é dividido e isso reduz o custo da aquisição. O mesmo serve para locais de férias: casas serranas ou de veraneio. Em vez de pegar um hotel, você fica dentro do que é seu, podendo mais tarde vendê-lo ou alugá-lo.
Mas se você pensa em casa própria já não vale a pena, pois o imóvel não será só seu. Se você tem um valor muito alto para investir, que dê de comprar um bom imóvel ou vários, a dica é investir em algo só seu e poder tomar as decisões sozinho e obter também todos os resultados desse investimento.
A Multipropriedade é mais uma opção do mercado e cabe a você analisar conforme suas condições e expectativas se vale ou não a pena. Conheça o empreendimento Altos da Serra da Weber Empreendimentos.