Com o objetivo de preparar o enfrentamento e as mobilizações de 2017 contra a reforma da previdência social, proposta pelo Governo Federal, lideranças, federações e centrais sindicais do Sul de Santa Catarina iniciaram na quarta-feira, dia 1, uma rodada de debates nas sedes dos legislativos da região. A ação faz parte do Fórum Catarinense Contra a Reforma Previdenciária e teve início na sede do Legislativo de Balneário Rincão.
Conforme a representante da Central Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), presidente do Sindicato dos Servidores de Içara e Balneário Rincão (Sindserpi), Edna Benedet, a intenção dos líderes sindicais é estimular a apreciação de uma moção de repúdio em todas as cidades do Sul de Santa Catarina contra a PEC 287. No mais novo município da região, o resultado do encontro foi positivo e os vereadores já levam a moção para votação no próximo dia 21, quando retomam os trabalhos na casa legislativa.
Além da nota, os integrantes do fórum também propuseram o contato dos parlamentares municipais com deputados estaduais e federais para a abertura de um amplo debate em torno de modificações na reforma. Os esclarecimentos e debates em torno da PEC 287 abordam os pontos considerados mais preocupantes pelos representantes das classes trabalhadoras. Entre eles, a idade mínima de aposentaria, que passou para 65 anos tanto para homens quanto para mulheres, e o prazo mínimo de contribuição que passou para 25 anos.
O roteiro também incluirá as Câmaras da Amrec, Amesc e Amurel nos próximos dias. Um ato público também está marcado para o próximo dia 11, no centro de Criciúma, quando os trabalhadores de toda região sul farão mobilização contra a reforma.
Colaboração: Kelley Alves/Assessoria Sindserpi