Secretaria Municipal de Saúde apresenta relatórios em audiência pública

Foto: Divulgação

A estrutura da Secretaria de Saúde é composta por uma vasta gama de serviços prestados aos cidadãos

Os relatórios quadrimestrais da Secretaria Municipal de Saúde de Içara executados em 2022, foram apresentados em audiência pública, conforme Lei Complementar 141/2012. Os dados foram demonstrados pelo Secretário Municipal de Saúde Sandro Ressler, na Câmara Municipal, na última quarta-feira (26).

A estrutura da Secretaria de Saúde é composta por uma vasta gama de serviços prestados aos cidadãos. Sendo 19 unidades de saúde, duas Unidades Básicas de Saúde (UBS do bairro Esperança e Rio Acima), Vigilância Epidemiológica Ambiental, Programa DST/HIV Aids, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), uma base do SAMU, Centro de Atenção à Saúde da Mulher, Vigilância Sanitária, Saúde na Hora no bairro Presidente Vargas, Melhor em Casa, Ambulatório de Álcool e Drogas, Centro de Especialidades Odontológicas, Farmácia Municipal, Centro de Especialidades Médicas, Centro Municipal de Fisioterapia (Cefito) e o Almoxarifado da Saúde. Na oportunidade o Secretário de Saúde Sandro Ressler relatou as ações de cada estrutura. “A Farmácia Municipal de Içara é uma das mais completas na região, possuindo uma grande lista de medicamentos disponíveis aos munícipes”, comentou Ressler.

Novas ações da pasta no município forma destacadas entre elas o Programa Melhor em Casa, Esplanada Bem Cuidada, Projeto Zera Fila, Acupuntura, tratamento neurofuncional/neuropediatra e o tratamento e acompanhamento da dependência química. Os serviços contratualizados pelo município são gerenciados através de contratos com a Secretaria Municipal de Saúde. Sendo quatro laboratórios de análises clínicas, duas clínicas de fisioterapia, APAE (atendimentos neuropsicomotor), uma clínica de radiologia e o Hospital São Donato (município mantém pronto socorro e sobreaviso de especialidades). “Desde outubro de 2022 os serviços de mamografia e ultrassonografia são realizados aqui na cidade. As mulheres içarenses não precisam mais irem até Criciúma ou outros municípios, facilitando o acesso delas aos exames”, disse o Secretário de Saúde.

Foram realizados investimentos em equipamentos médicos hospitalares e na frota de veículos, destaque para uma ambulância. Melhorias nas estruturas das unidades de saúde também estão sendo realizadas como reformas e ampliações.

“Esses relatórios já foram avaliados e aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde, que é a entidade que representa a população na área, fazendo parte do controle social”, frisou Sandro Ressler. Por fim, Ressler ressaltou que a Secretaria Municipal de Saúde se baseia em três pilares. “O atendimento integral, acessível e eficiente que nós buscamos diariamente aos nossos cidadãos”. A audiência contou com a participação dos vereadores membros da Comissão de Saúde e Seguridade Social do Legislativo. E foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara Municipal.

Colaboração: Câmara de Vereadores de Içara/Comunicação

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis