Ao longo do ano, foram mais de 1,4 milhão atendimentos e 321 mil micro e pequenas empresas atendidas
Com atuação em todas as regiões de Santa Catarina, o Sebrae fecha o ano de 2023 com números históricos de atendimento no Estado. Foram mais de 1,4 milhão de atendimentos realizados e mais de 321 mil micro e pequenos negócios atendidos. O percentual de empresas atendidas é 37% superior ao ano passado, em que o total foi de 234 mil empresas.
O diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, destaca o trabalho realizado pela equipe da instituição ao longo do ano e reforça que as metas foram batidas. “Temos como missão estar cada vez mais próximos do empresário catarinense, estar onde o empresário está e ser referência para todos quando o assunto é gestão de um negócio, incluindo todas as multidisciplinaridades que isso engloba. Ver esse aumento significativo no número de empreendedores atendidos nos deixa muito realizados e com a certeza de que as nossas equipes estão realizando um trabalho de excelência, alinhado com os objetivos do Sebrae”, comenta.
No número de empresas atendidas, os microempreendedores individuais lideram a lista, com 156 mil atendimentos, seguido das microempresas com 131 mil atendimentos, e de empresas de pequeno porte com 34 mil atendimentos.
A análise setorial demonstra que o segmento de serviços recebeu o maior número de atendimentos no ano de 2023, com 141 mil empresas atendidas, seguido pelo setor de comércio, com 103 mil empreendedores atendidos, da indústria, com 69 mil empresas, e do agronegócio, com 7 mil empreendedores atendidos.
Já nos atendimentos, as categorias foram lideradas por orientação, oficinas, palestras e consultorias. Entre os assuntos mais buscados, destaca-se os materiais referentes ao comportamento do empreendedor, gestão da inovação, vendas e planejamento estratégico e marketing. “Trabalhamos para que o empresário catarinense se sinta confiante ao procurar o Sebrae, e tenha certeza de que vai encontrar na nossa instituição o apoio que precisa para desenvolver o seu negócio. Temos especialistas em todas as áreas que garantem um atendimento qualificado. Além disso, temos uma estrutura de atendimento presencial e digital que facilita o acesso do empreendedor ao Sebrae. Ele pode buscar nossas agências ou toda a estrutura de atendimento digital, por meio do nosso portal, redes sociais ou 0800 ”, finaliza o diretor superintendente, Carlos Henrique Ramos Fonseca.
Colaboração: NZBT Comunicação