O atendimento nas unidades de saúde é o contato básico entre o paciente e o sistema público. Porém, há pessoas que possuem dificuldades, sejam elas temporárias ou definitivas, para sair de casa e chegar até o local para receber os serviços. Pensando nesses pacientes, a Secretaria de Saúde de Içara vem buscando a adesão ao programa “Melhor em Casa – serviço de atenção domiciliar”, desenvolvido pelo Governo Federal.
“Qual é a ideia deste programa: ter uma unidade móvel que comporte os serviços de uma unidade de saúde para que se desloque até a residência das pessoas que não têm como ir até o posto de seu bairro, para que possa receber o atendimento necessário em casa mesmo. É uma forma a mais de garantir o atendimento básico a todos”, comenta a secretária municipal de Saúde, Lucimara Ferreira.
“A gente já presta alguns atendimentos desse tipo. Quando há a necessidade, com a visita domiciliar via unidade de saúde, mas não faz um internamento em casa, se necessário. Fazemos o esforço para prestar este tipo de atendimento, mas a ideia é que seja intensificado e que se melhore. Mas com este programa, haverá uma equipe específica para o atendimento em casa”, descreve a gestora.
Conforme Lucimara, na região apenas o município de Araranguá conta com este programa. “Ele é o mais próximo que temos. E é algo que vemos que deu certo, por isso estamos reunindo esforços para que possamos implantar. Existem os mais diversos tipos de pessoas que não podem se deslocar, devido à idade, por estar acamada, por não ter uma forma de ir, enfim, então encontramos uma forma de atender essas pessoas”, coloca Lucimara.
Especial Jornal Gazeta



















