A comunidade católica de Içara está em festa, rendendo homenagens a seu padroeiro, São Donato, que possui uma história de milagres atribuídos a ele, os principais ligados à saúde e à conversão ao cristianismo. Donato teria trazido de volta à vida uma mulher chamada Euphrosina (Eufrosina), curado a cegueira de uma mulher chamada Syriana, expulsado um demônio que vivia atormentando Astérius, o filho do prefeito de Arezzo, mas o milagre mais conhecido foi com a Eucaristia.
Conta-se que durante a celebração de uma missa, no momento da distribuição da comunhão, alguns pagãos entraram na igreja e quebraram o cálice de vidro que estava sendo usado. São Donato, depois de intensa oração, juntou todos os fragmentos e os uniu. Faltou uma peça do fundo do cálice, no entanto, milagrosamente, não derramou nada de seu conteúdo. Perplexos, 79 pagãos converteram-se ao cristianismo.
Existem, porém, poucas coisas da vida de São Donato que são do conhecimento da Igreja. Sua história foi escrita por um bispo de Arezzo, Itália, onde São Donato foi bispo. Ele é conhecido como mártir e confessor da fé em fontes antigas, que devido à perseguição religiosa acabou sendo morto. Ordenado diácono, sacerdote e posteriormente bispo, Donato foi perseguido pelo prefeito de Arezzo, Quadraziano, que ordenou sua prisão e morte por decapitação, ocorrida em 7 de agosto de 362.
Devoção
Em Içara, a devoção a São Donato veio com os imigrantes italianos e se manteve mesmo com algumas desavenças entre as famílias. A primeira capela dedicada ao santo situava-se ao lado da estrada de Primeira Linha. Em 1923, teve início a construção de uma nova capela ao lado do trilho, onde hoje está o Hospital São Donato.
Como mudou o traçado da linha férrea, foi solicitado ao arcebispo de Florianópolis a mudança do local do novo templo. Surgiram desentendimentos na comunidade e, como consequência, a capela de cima continuou as obras e teve início a construção da capela de baixo, onde hoje está a matriz. Posteriormente, foi construída uma pequena igreja, onde funcionou a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, que hoje é a Igreja da Misericórdia, junto ao templo principal.
Relíquia
Em 2015, quando completou 65 anos de criação, a paróquia recebeu uma relíquia de São Donato, trazida da Itália. A chegada ocorreu no dia 1º de agosto, com a recepção no bairro Aurora, de onde seguiu em carreata até a Praça João Goulart e dali em procissão até a Igreja Matriz. Entronizada em uma celebração solene, com o tema “Deu sua vida por amor”, a relíquia ganhou destaque e emocionou todos os presentes, que aguardavam ansiosos por sua chegada.
A relíquia consiste num pequeno fragmento do osso de São Donato. Ela foi obtida por iniciativa do pároco, padre Antonio Vander, que, junto com uma comitiva, buscou-a na Arquidiocese de Arezzo. Também foram entregues pelo arcebispo Riccardo Fontana uma relíquia de Santa Gertrudes e um cálice de vidro.
Especial Jornal Gazeta