A tradicional veste vermelha carregada pelo padroeiro de Içara, São Donato, será repaginada na 64ª edição da festa que acontece nos dias 6, 7, 8, 9 e 10 de agosto. E a responsável pelo novo adorno, será a família Dal Ponte, tradicional na cidade e conhecida por estar sempre presente nos eventos religiosos. Para Elizete Ghisi Dal Ponte, foi uma honra para a família poder participar de algo tão importante para os fiéis da cidade.
“Nós fomos convidados para paramentar o São Donato e ficamos muito felizes com isso. A família Dal Ponte é devota e está sempre presente na igreja. Meu marido, inclusive, Donato Dal Ponte, é quem ajuda a carregar o santo nas procissões. Para nós é uma honra e faremos isso com muito carinho. Já procuramos a costureira e está tudo encaminhado”, explica.
De acordo com presidente da Comissão para Assuntos Econômicos da Paróquia (Caep), Agilmar Viana, a paramentação do santo será uma das maiores novidades para a Festa São Donato deste ano. No entanto, outras atrações também estão no cronograma e prometem tornar o evento ainda melhor.
“Já na quarta-feira teremos a inauguração da iluminação da torre da igreja. E cada dia ela estará com uma cor diferente, que será também a cor da veste utilizada pelo padre no dia. Além, claro, da troca de roupa do São Donato que hoje está no hospital. Ele será trazido até a Casa da Cultura e ficará exposto junto de toda a sua história, para que quem não conhece, possa se inteirar sobre como o santo se tornou o padroeiro da nossa cidade”, ressalta.
Na programação, também muita festa, gastronomia e apresentação culturais. Segundo Viana, a expectativa é que neste ano mais de 35 mil pessoas passem pela festa nos cinco dias de eventos. “Vamos ter uma parceria com a Casa da Cultura que vai ajudar com a programação de todas as noites. Também teremos caravanas saindo das comunidades, celebrações diárias na igreja, shows, almoço festivo, etc. Será mais um evento bonito feito especialmente para a comunidade de Içara e também para os visitantes”, pontua o presidente do Caep.
14ª Feira da Indústria e Comércio Uma das atrações da Festa São Donato e que neste ano estará em sua 14ª edição, é a Feira da Indústria e Comércio (FIC). De acordo com o organizador, Sando Milioli, até o momento, 21 estandes já foram vendidos para expositores de Içara e Criciúma. A feira é multisetorial e deve reunir empresas dos mais diversos segmentos.
“A expectativa é que tenhamos aí cerca de 25 expositores. E vale lembrar que a Feira da Indústria e Comércio é uma atração da Festa São Donato que serve também para atrair mais pessoas para a praça e, assim, ter maior participação em todo o evento religioso. E desde o ano passado resolvemos concentrar os expositores somente das cidades de Içara e Criciúma exatamente por esse motivo, porque é uma festa para a comunidade e a nossa intenção é atrair a pessoas daqui”, explica.
Milioli diz ainda que para os expositores, é uma ótima oportunidade para reforçar a marca. “O objetivo da FIC é esse, oportunizar às empresas que reforcem sua marca. E nosso desejo é que não façam somente isso, mas que consigam também uma maior aproximação com o cliente e, consequente, conquistem novas vendas”, completa.
Quem tem interesse em expor na 14ª Feira da Industria e comércio ainda tem tempo. O preço de cada estande varia de acordo com a área requisitada e maiores informações podem ser adquiridas através do número (48) 88235031.
Especial Jornal Gazeta

Motociclista morre em acidente na SC-445
Um motociclista de 22 anos perdeu a vida, na noite