Está em dúvida sobre qual fator deproteção solar (FPS) é o mais indicado para a sua pele? Siga as dicas do dermatologista Nilson Octávio Silva e fique protegido:
FPS 15 – Indicado somente parapessoas morenas ou negras. É o fator mínimo a ser usado.
FPS 30 – Fator ideal para pessoas depele clara. Ele oferece 95% de proteção, o que já é suficientemente seguro.
FPS 50 – Oferece muito pouca proteçãoa mais do que o FPS 30, e é muito mais caro.
Além do tom de pele, que exigediferentes FPS, o tipo de pele de cada indivíduo também precisa ser respeitado:
Pele normal: Apresenta uma texturafina e uma superfície suave, macia e bem flexível. A pele normal apresenta menos problemas e imperfeições, como espinhas e manchas. Em relação ao filtro solar, pode ser loção, creme ou spray.
Pele seca: É o tipo de pele que exigemais cuidados, devido à maior tendência para o envelhecimento. Portanto, mantenha um cuidado redobrado. Aposte em protetores solares que contenham hidratante em sua fórmula para manter a pele sempre hidratada.
Pele sensível: É frágil e pode serinflamada com mais facilidade. Normalmente, esse tipo de pele apresenta vermelhidão, coceira, manchas e tem tendência para descamar. O ideal é apostar em um FPS em gel-creme, que possui óleos leves, pois a pele sensível possui uma textura fina que sofre com as alterações climáticas.
Pele oleosa: É o tipo que apresentaum aspecto gorduroso e brilhante. Além disso, possui poros dilatados devido ao excesso de sebo que produz. Opte pelo filtro solar sem álcool e gordura, o gel pode ser uma alternativa, pois é absorvido rapidamente e não obstrui os poros.
Pele mista: Consiste na combinaçãoentre pele seca e oleosa. Em algumas regiões da face como queixo, nariz e testa apresenta bastante oleosidade. O filtro solar ideal é o menos gorduroso, sem óleo na composição. Opte por um gel-creme ou gel aquoso.
Colaboração: Agência RBS


















