domingo, 28 abril, 2024
Ultimas noticias

Rizicultores comemoram crescimento de 10% na produção

Se por um lado há lamentações na agricultura devido a perdas decorrentes do mau tempo, outro produtores comemoram uma boa safra. Este é o caso de quem cultiva arroz, que em Santa Catarina nesta temporada teve uma colheita recorde e a situação refletiu positivamente também no município de Içara. Conforme levantamento realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), houve crescimento de 10% na produção.

“A safra recorde se refletiu no município com uma produtividade média de 120 sacas por hectare, em torno de 10% a mais que nos anos anteriores. Isso representa uma produção de 14 mil toneladas de arroz ao ano somente na cidade, com um reflexo na economia de mais de R$ 11 milhões como valor bruto de arroz no município”, informa o engenheiro-agrônomo da Epagri de Içara, Luiz Fernando Búrigo Coan.

De acordo com ele, no município há 2,3 mil hectares de plantio do grão, sendo que a maior parte está concentrada em duas áreas: Fazenda Guglielmi e Fazenda Amboni. “Na Fazenda Guglielmi, no entanto, há o arrendamento de terras, então há muitos produtores de outros municípios que plantam em Içara. Mas, de certa forma, em Içara há hoje em torno de 40 produtores de arroz”, detalha.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis