Cerca de 100 pessoas, entre colaboradores das empresas Rio Deserto e seus familiares, participaram na última sexta-feira, dia 31, de uma palestra sobre orientação profissional. O evento aconteceu na ACIC e foi organizado pela equipe Caminhos & Escolhas, formada por colaboradores voluntários. Também participaram do evento, autoridades e instituições de ensino da região.
Com o tema “A escolha consciente de uma profissão: um passo importante para um futuro feliz”, o Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi, instituição que integra o Sistema Fiesc, professor e Mestre Natalino Uggioni, conversou com os participantes. Segundo ele, é fundamental preocupar-se com a escolha profissional e principalmente em manter a continuidade no aperfeiçoamento. “Hoje, com o ritmo crescente da tecnologia e do conhecimento, não dá para ficar acomodado. Além de se preparar bem é preciso manter-se atualizado parar detectar e poder aproveitar as oportunidades”, destacou Uggioni que falou também sobre a importância do movimento “A indústria pela educação”, defendido e mantido pela Fiesc. “A educação melhora a formação dos profissionais, torna-os mais felizes, ajuda a empresa a se tornar mais competitiva e nesse processo, todos ganham”.
A equipe Caminhos & Escolhas desenvolveu o projeto devido à necessidade de contribuir com a orientação profissional para elevar o nível educacional dos colaboradores e de seus familiares, orientando-os de forma consciente e segura na escolha de uma profissão. A ação envolveu aqueles que estão cursando o último ano ou já completaram o Ensino Médio e que ainda possuem dúvidas sobre qual profissão seguir. O projeto faz parte do Programa de Inovação e Qualidade das Empresas Rio Deserto (PIQ) que foi retomado em 2015. Seu objetivo é incentivar os colaboradores a formar equipes de forma voluntária e desenvolver ideias que possam contribuir para a inovação de métodos de trabalho, melhoria da qualidade de processos e produtos, meio ambiente, segurança, comunidade, logística e educação.
Neste ano o PIQ recebeu a inscrição de 128 projetos sendo que 60 deles já estão em fase de implantação, tanto no escritório central quanto nas demais unidades, e 68 projetos estão sendo estudados e analisados.
Colaboração: Tatiani Longo/Alfa Comunicação