Ainda era cedo, no sábado, dia 27, quando o cheirinho de tainha assada se espalhou pelos arreadores do Calçadão do Balneário Rincão, anunciando o lançamento da 1ª Feira da Agricultura Familiar, Peixe e Artesanato. O evento se estendeu até as 15h e contabilizou, segundo a organização, mais de 200 pratos vendidos, além dos outros produtos comercializados, contando com participação dos agricultores do município, que expuseram seus produtos. A Feira ocorrerá todos os sábados, das 8h às 12h, no mesmo local, com participação também na 21ª Festa da Tainha.
Além da deliciosa e tradicional tainha na taquara, servida com pirão e arroz, artesanatos, peixes e doces foram expostos no evento. Todos produtos foram produzidos no Balneário Rincão, dando aos agricultores e pescadores a oportunidade de mostrarem que no Rincão tem muito talento e criatividade.
Para a agricultora Pierina Crocetta, de 60 anos, a feira é uma excelente oportunidade de os trabalhadores mostrarem seus trabalhos. “Estamos contentes por participar da feira, os doces foram muito procurados e vamos continuar vendendo”, ressalta. Sobre a feira, Pierina acredita que o público irá crescer “Foi a primeira edição e teve um bom número de pessoas, mas acredito que irá aumentar nas próximas edições”, prevê.
O prefeito Décio Góes participou do lançamento e destacou a importância da feira para o município. “A ideia é evoluir para que tenhamos a feira mais forte e que seja criado um ponto de referência que possa gerar renda e oportunidade para as famílias”, pontua o prefeito, que ainda falou sobre a continuidade do projeto “Queremos que a feira cresça e temos capacidade para isso. Vamos nos especializar para ser uma referência gastronômica na região”, complementa.
Para o secretário municipal de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente João Picolo, a feira foi um sucesso na primeira edição “Foram cerca de 150 almoços servidos no calçadão e cerca de 50 levaram a tainha pra comer em casa, a peixaria vendeu todos os peixes e o artesanato e os feirantes venderam muito bem, estamos animados”, contabiliza, animado.
Colaboração: Kelley Alves e Giovane Marcelino/PMBR