A revisão tarifária da Cooperativa de Eletrificação Aliança (Cooperaliança) será colocada em audiência pública pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta-feira, dia 22. A reunião acontecerá na Câmara Municipal, a partir das 17h30, e será aberta a comunidade. “A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas, com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel”, explica a agência nacional em nota.
Conforme proposta preliminar que deve ser submetida à audiência, a revisão aponta um aumento de 0,51% na conta dos consumidores residenciais (B1) da cooperativa, enquanto para os consumidores industriais a proposta é de redução de 7,1%. “Após a análise das contribuições, os índices finais serão deliberados em reunião pública ordinária da Diretoria da Agência”, aponta o documento.
A audiência pública nesta quinta-feira é presencial e busca a opinião dos envolvidos. Porém, os mais de 36 mil consumidores ainda terão até o dia 7 de julho para contribuir com informações através do e-mail ap028_2017rv@aneel.gov.br. “Embora seja uma revisão tarifária que envolve diretamente os serviços da Cooperaliança, a organização desta audiência pública, de todo este processo, é integral da Aneel. A cooperativa neste momento participa apenas como uma das envolvidas. Vai se pronunciar, porém não é organizadora”, informa o gerente administrativo da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus.
Discussão exclusiva
De acordo com Reginaldo, os participantes devem focar no assunto-base, que é a tarifa. “Vamos apresentar todas as informações para a agência para que coloquem o subsídio já nesta revisão. Este é o nosso pleito. Conseguindo isso, vai ser possível ter uma redução nos valores. Porém, é uma decisão que cabe à Aneel”, coloca o gerente-administrativo.
Especial Jornal Gazeta