O futsal no município de Içara estava em decadência. Isso era visível. A modalidade já havia sido muito forte na cidade, atraia centenas e até milhares de pessoas, isso em qualquer partida de campeonato. Mas de uns anos para cá, ele vinha caindo gradativamente. Motivos? Poderíamos elencar vários. Mas, isso está mudando um pouco.
Organizado pelo Município, a cidade agora conta com duas competições oficiais. Uma delas chegou-se a ter a cogitação de não ser realizada este ano, o quê (ainda bem) não foi confirmado. O Interfirmas neste ano teve reduzido o número de times, porém, ganhou em qualidade. Apareceram bons nomes.
Situação semelhante está acontecendo agora no Municipal de Futsal. O São José, por exemplo, que ano passado veio com atletas rodados, esta temporada está com diversos novos nomes e estão mostrando que sabem jogar futebol. Mesma situação acontece com outros times, que estão fazendo com que novos bons jogadores apareçam na modalidade.
Algo que tem colaborado para isso é o fato de a competição não ser aberta para atletas de fora. Assim há a possibilidade de ser revelados novos jogadores. Porém, acredito que a competição deva sim ser aberta, para um (no máximo dois) jogadores de fora da cidade, pois desta forma continuaríamos tendo revelações e a competição também evoluiria na qualidade técnica.
Aliado a tudo isso, está a participação de um time da casa em competição regional. Nos últimos anos sempre tivemos representantes, seja no Regional da Adesc, da LAC ou da LUD, porém formados em sua grande maioria por jogadores de fora. Tendo um time caseiro, podemos sofrer um pouco no começo, porém vamos valorizar os nossos atletas, atrair novos jogadores e ainda aproximar a população da equipe.
Citei que poderíamos sofrer no começo, mas nos primeiros jogos a equipe do Real Içara está conseguindo realizar uma boa apresentação no Regional da LAC. Se continuar com vontade, tem chance de evoluir e somar boas conquistas.