Pode ser um celular, um televisor ou eletrodoméstico que já não tem mais concerto ou que está ultrapassado… Pelo menos três a cada cinco brasileiros têm algum lixo eletrônico em casa. E com base nesse problema em ascensão demonstrado pelo V.Trends, estudantes do ensino médio da Escola Professora Salete Scotti dos Santos decidiram criar a ReciclaiTech, uma startup que gerencia o processo de destinação dos resíduos tecnológicos, seleciona itens e obtém um maior valor agregado para a reutilização dos materiais.
A ideia foi transformada em um projeto ao longo de três semanas do Geração Empreendedora. A metodologia aplicada por multiplicadores dos núcleos das Mulheres e dos Jovens da Associação Empresarial de Içara proporcionou acesso a conteúdos sobre práticas de mercado, estratégias de vendas e marketing, inovação, criatividade e sustentabilidade. Ao final, os alunos tiveram três minutos para apresentar um pitch nesta segunda-feira, dia 2. E, como representantes da cidade para a próxima etapa, vão defender o projeto na etapa estadual já na próxima sexta-feira, dia 6.
“A trajetória, não só do meu grupo, mas também de todos os outros, foi muito gratificante. Agradeço a todos os multiplicadores por darem essa chance para a gente fazer o projeto, colocar nossas ideias para fora, ver soluções novas… Com certeza foi uma escolha de ouro poder colaborar e ser escolhido no final”, ressalta o CEO da ReciclaiTech, João Vitor Goulart Viana. O projeto vencedor da etapa municipal teve a cocriação de Vinicius Pavanati Vieira, Chay Rabello, Maria Eduarda Recco Simão e Margarida Meneses.
“Vimos ideias incríveis, inovadoras, de muito impacto para a sociedade. São jovens que já se mostraram diferenciados por pensarem em transformar problemas em soluções”, indica a presidente do Conselho Superior da Acii, Tatiana Pavei da Silva. Junto com ela, fizeram parte da comissão de julgamento os empresários Filipe Pavei e Davi Oliveira. Eles avaliaram a criatividade, inovação, sustentabilidade, envolvimento da equipe, comunicação verbal, organização e administração do tempo.
Terceira edição em Içara
Ao todo, quatro projetos foram desenvolvidos por alunos da rede pública em cinco encontros, neste ano, realizados na Escola Professora Salete Scotti dos Santos. Além do trabalho vencedor, a terceira edição do Geração Empreendedora em Içara contou ainda com Guilherme Conte com a GG Eixos Móveis, Uilhan Tereza e Rafael Amândio de Souza com a Escola Jean Itard, além de Isadora Teza e Derick Nazário com o cereal matinal Doeri.
“Trabalhar o conteúdo de empreendedorismo na escola é muito importante para que os talentos dos jovens possam ser transformados também em oportunidades de negócios. Parabéns a todos os núcleos envolvidos e aos participantes que se dedicaram tanto”, exalta o diretor de núcleos da Acii, Júlio Domingos. “Conheci o projeto no ano passado, fui transformada pela aplicação com a minha filha e neste ano me transformei em uma multiplicadora. Estou muito feliz com o impacto em cada participante”, pontua Daiana Bressan.