sexta-feira, 28 março, 2025
Ultimas noticias

Projeto Recicla na Escola é iniciado no Rincão

Despertar nas crianças o espírito sustentável. Esse é o objetivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Rincão, que junto com a Secretaria de Educação lança o projeto Recicla na Escola. A ideia é promover entre os estudantes do ensino fundamental, regularmente matriculados nas escolas públicas municipais do Rincão, a conscientização sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação do meio ambiente por meio de um concurso de redação e desenho sobre o tema “Como posso preservar o meio ambiente”. 

De acordo com o presidente da CDL, Fernando Selinger, os trabalhos produzidos pelos alunos passarão por um processo de avaliação. “É um projeto destinado aos alunos das escolas públicas, através de um concurso de desenho para alunos de 1ª a 4ª série, e redação para alunos de 5ª a 9ª série. Uma comissão será montada para avaliar os dois vencedores (melhor desenho e melhor redação), vamos premiá-los e os trabalhos serão enviados para a etapa estadual, onde os vencedores e seus respectivos professores serão presenteados com notebooks no evento solene”, explica. 

Selinger ressalta, no entanto, que a premiação é um dos fatores menos importantes. Segundo ele, o intuito é fazer um trabalho de conscientização dos futuros cidadãos. “Queremos mostrar o quanto é importante cuidar do meio ambiente e alertar sobre os prejuízos que o descarte indevido de certos materiais pode ocasionar. E acreditamos que educando já as crianças, estaremos formando pessoas melhores que irão, inclusive, servir de exemplo em casa”, pontua. 

A secretária se Educação, Marica Canever, diz que o projeto vem de encontro a um trabalho que já está sendo realizado nas escolas do Balneário Rincão. “Casou, justamente, com as atividades que desenvolvemos na rede pública municipal. Todo o nosso trabalho pedagógico está voltado para essa cultura do reaproveitamento dos resíduos. Principalmente os eletrônicos, porque não temos um destino correto e a grande maioria da pessoas não sabe como proceder”, assinala.

A expectativa, ainda, é que no futuro esse trabalho possa ser realizado também com a sociedade em geral. “Vamos começar com esse concurso através de um desenho, concorrer a prêmios, além da parte educativa. E ao mesmo tempo vamos pensar de que forma poderemos ampliar essa proposta para que envolva toda a comunidade. Porque quando se trabalha com a criança, também se trabalha com os pais e toda a sociedade”, afirma. 

Os trabalhos nas escolas já devem iniciar no mês de agosto, de acordo com o presidente da CDL. “Este projeto segue um cronograma com datas pré estabelecidas, fechamos a parceria com a secretária de educação, a qual já nos informou as escolas e numero de alunos participantes, o Balneário rincão vai participar com 3 escolas e 206 alunos, mês que vem o material já estará sendo entregue nas escolas para inicio dos desenhos e redações”, completa Selinger.

Exemplo de sustentabilidade 

Com a mesma ideia de conscientizar as crianças, a Escola Professora Amélia de Souza Silva, da comunidade de Barra Velha, realiza diversos trabalhos voltados à sustentabilidade. Eles trabalham com o tema “Vamos ler o meu/ meio ambiente” e realizam mensalmente a coleta de lixo na praia de Balneário Rincão.

“Até agora, já recolhemos mais de 25 sacos. E os alunos estão participando de forma bastante ativa. Nossa intenção é trabalhar o tema meio ambiente tanto em sala de aula como também na prática. Inclusive, no segundo semestre queremos colocar uma placa escrita “Essa praia está sendo cuidada pela Escola Amélia de Souza”. Até para que as pessoas tenham consciência de que as crianças estão fazendo e todo mundo também precisa ajudar”, explica a diretora Elis Vicente.

Também para o segundo semestre, a diretora relata que a intenção é implementar o projeto da captação de água da chuva. “Na verdade já estamos com parte da estrutura pronta e queremos realizar o reaproveitamento da água da chuva. Além disso, também temos diversos outros trabalhos voltados aos cuidados do meio ambiente que hoje em dia são tão importantes. A nossa intenção é sensibilizar e conscientizar desde pequeno”, finaliza Elis. 








Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis