Desde o início do ano, tramita pelas comissões da Câmara Municipal de Içara um projeto para que se reduza o número de parlamentares já na próxima legislatura, passando de 15 para 11. Mas antes que seja colocada em votação em plenário, a ideia é que a proposta seja levada a debate com a comunidade.
“Esse projeto, antes de ser considerado como pronto, precisa ser debatido com a sociedade. A nossa ideia é fazer isso, dar publicidade e ver o que a cidade pensa. A gente sabe que há opiniões divergentes, então vamos encontrar a melhor alternativa, se é fazer reunião, audiência, uma consulta. Mas o que vamos fazer é conversar com a sociedade para ver o que acha antes de colocar em votação”, explica o autor da proposta, Alex Michels.
“Primeiro tinha que passar pelas comissões para entender a legalidade, para ver o que de fato gera em redução de gastos, entre outros detalhes, para que quando houvesse o debate com a comunidade, já tivesse a informação concreta daquilo que pode ir à votação. A minha ideia é colocar este projeto em votação ainda este ano”, justifica Michels, que é presidente da Casa.
De acordo com o autor da proposta, o projeto visa a redução nas despesas que a Câmara de Vereadores tem atualmente, pois ao final de cada mandato haveria uma economia expressiva. “Somente com vereadores, haverá, se aprovado, uma redução de R$ 2 milhões em quatro anos. Se for contabilizar mais os assessores, esta redução pode chegar próximo aos R$ 3 milhões, sendo um valor muito importante”, finaliza Michels.
Especial Jornal Gazeta