Todos os carros utilizados para a formação de condutores em Santa Catarina devem a partir do mês de agosto contar com um novo equipamento. Trata-se da implantação do sistema denominado de iBio, que é um leitor biométrico a ser usado por quem busca conquistar a carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria “B”. No momento, as autoescolas estão começando a adquirir os aparelhos.
“Por enquanto é algo que não está sendo cobrado, porém, já há uma previsão por parte do Detran (Departamento de Trânsito de Santa Catarina) para que se inicie esta operação. Conforme informado através de comunicado que nos foi emitido, a partir do dia 12 todos os carros de autoescola devem ter este equipamento de identificação”, informa a coordenadora do setor de Conferência de Carteira Nacional de Habilitação da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Içara, Rosineia Vargas Alexandre.
De acordo com ela, antes da obrigatoriedade do sistema, os instrutores de trânsito devem passar por uma preparação. A projeção é que este curso aconteça no próximo dia 3, habilitando os profissionais sobre o novo sistema e a forma de se trabalhar com ele. O objetivo com este novo sistema é evitar fraudes, fazendo com que todos os alunos cumpram a carga mínima de aulas práticas.
Com a biometria, todos os veículos estarão equipados com um aparelho que registrará a presença do aluno, devendo ser informado a quilometragem do veículo no início da aula e no fim dela, da mesma forma que será possível identificar o trajeto que está sendo realizado. Ainda há a possibilidade de foto, que deverá ser feita do postulante a uma carteira de habilitação.
Especial Jornal Gazeta