Após dois anos, eles concluíram as residências em Atenção Básica e Saúde da Família, além da Saúde Coletiva e Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial
Após ver os dois filhos crescidos, Cristiane De Martin ingressou na Universidade. Aos 40 anos de idade, ela decidiu iniciar uma jornada no curso de Educação Física da Unesc. O diploma de Ensino Superior foi uma conquista para ela, que tomou gosto pela área e decidiu iniciar o Programa de Residência Multiprofissional. Após dois anos de dedicação, nesta quarta-feira (28/02), ela recebeu um novo certificado.
“Foram anos maravilhosos em que pude trabalhar com o Sistema Único de Saúde (SUS), em que conheci os fluxos, processos e serviços. Foi incrível”, salienta Cristiane que pretende atuar como personal trainer.
Ao lado dela estavam outras 25 pessoas que se formaram nas residências de Atenção Básica e Saúde da Família, além da Saúde Coletiva e Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial.
Cerca de 470 formados na Residência da Unesc
Ao longo da história, o Programa de Residência Multiprofissional da maior Universidade Comunitária do Sul catarinense já formou aproximadamente 470 pessoas.
“A Unesc, como Universidade Comunitária, tem o compromisso da formação de excelência, e isso não é diferente na saúde, um setor tão importante e que necessita de toda a atenção necessária para contribuir com os cidadãos de nossa região. Tenho certeza que o município de Criciúma e a população irão ganhar muito com estes novos profissionais que saem da residência preparados para atuar no mundo do trabalho”, salientou a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni.
“Agora, vocês saem daqui diferentes, então trabalhem conosco, na nossa região. A Unesc está sempre de portas abertas. Para quem foi é nosso egresso de graduação, para quem foi nosso regresso de residência, aqui sempre vai ser a casa de vocês”, acrescentou.
Ao todo, a Unesc já promoveu 15 formaturas de Residência em Atenção Básica e Saúde Coletiva e quatro de Saúde Mental.
A coordenadora da Comissão das Residências Multiprofissionais, Lisiane Tuon, enfatizou a parceria com o Governo Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria de Saúde, que oportunizou a experiência dos residentes.
“Esta junção da Unesc e do Município de Criciúma oportuniza a superação de obstáculos. Esta turma de formandos era realmente muito dedicada, organizada, sendo a primeira a atuar na Unidade Básica de Saúde do Centro. Eles estruturaram todos os serviços e fizeram isso de forma perfeita. Que bom que muitos já estão alocados no mercado de trabalho. Eu espero que todos tenham muito sucesso e continuem tendo essa relação com a Unesc. Obrigado também a todos os colegas tutores e professores pelo empenho”, relatou.
Via de mão dupla
“O profissional residente faz a diferença na rede de saúde”. A frase do diretor Executivo da Secretaria de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas, mostra como a parceria é positiva também para o Município. “Sabemos que os residentes têm capacidade para solucionar diversas situações e sempre contamos com eles. Nós temos vários fluxos que saíram da Residência e que geraram ótimos resultados”, mencionou.
Colaboração: Agecom