quarta-feira, 29 maio, 2024
Ultimas noticias

Secretaria Municipal de Saúde presta contas do terceiro quadrimestre de 2023

Foto: Divulgação

O terceiro quadrimestre de 2023 da Secretaria Municipal de Saúde de Içara foi apresentado em audiência pública, nesta quarta-feira (28), na Câmara Municipal. O Secretário Municipal de Saúde, Sandro Ressler, apresentou a prestação de contas do referido quadrimestre e dos atendimentos realizados pelas áreas técnicas da pasta.

“Todos os programas foram continuados, mas no terceiro quadrimestre nós temos importantes ações como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e em dezembro uma programação especial para prevenir as doenças infectocontagiosas com especial atenção a Aids”, comentou Ressler. Ele completou informado que o município investiu aproximadamente R$ 3 milhões em medicamentos.

“Antes muitos remédios eram encontrados apenas na farmácia municipal, agora estão nos postos de saúde ficando mais próximos da população”. De acordo com o secretário Ressler outras ações são: início da construção da unidade da saúde da família do bairro Cristo Rei; início da reforma da unidade de saúde da comunidade de Esperança; processos licitatórios para pintura das unidades de saúde; recebimento através de doação do Ministério da Saúde de uma ambulância do Samu; aquisição de veículo Chevrolet Tracker para o CAPS, com recursos do Cofinanciamento Estadual do CAPS Microregionalizado; aquisição de veículo Chevrolet Tracker para o SAE com recursos de emenda estadual e projeto de lei criando incremento municipal para os 10 exames laboratoriais clínicos mais realizados no município.

“Nosso reconhecimento a cada um dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que contribuem com esse trabalho para alcançarmos as metas. Hoje o município é a maior nota entre as cidades com mais de 50 mil habitantes em Santa Catarina, com a nota do Previne Brasil de 9,58”, destacou Sandro Ressler.

O presidente da comissão de saúde do Legislativo, vereador Moacyr Francisco, o Cisquinho (PSD), reforçou a importância com a transparência dos dados. “É uma forma do município demostrar aos munícipes como estão sendo aplicados os recursos e desenvolvendo os atendimentos na saúde”. A audiência pública segue as normas estabelecidas na Lei Complementar n.º 141/2012 e sua apresentação foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara Municipal.

Outros dados do quadrimestre:

– 62.200 exames realizados no serviço laboratorial.

– 76. 921 consultas, atendimentos e acompanhamentos.

– 384 pequenas cirurgias realizadas na unidade do bairro Vila Nova.

– 238 cirurgias da visão (cataratas).

– 381 mamografia bilateral.

– 10.000 procedimentos de radiologia através do contrato com o hospital São Donato.

– 8.500 sessões de fisioterapia no Cefito e nas clínicas contratualizadas.

– 49.797 consultas médicas em atenção primária.

– 12.001 consultas médicas em atenção especializada.

Colaboração: Câmara de Vereadores de Içara/Comunicação 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis