O evento, que contará com a palestra sobre Gestão Financeira Familiar e Superendividamento, será realizado na Unesc Araranguá
Compartilhar o conhecimento produzido na academia por meio dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – mestrado e doutorado – da Unesc junto à comunidade do Sul Catarinense. Esse é o propósito do “Ciência na Comunidade”, programa que será lançado nesta quinta-feira (10/08), às 19h, na Unesc Araranguá.
Com o intuito de celebrar o início deste trabalho, que envolverá a participação ativa da comunidade, a pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex) da Universidade vai trazer a temática “Gestão Financeira Familiar e Superendividamento”, que será abordada pela advogada e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc, Renata Angelis Jamardo Fiorentin, e pela administradora e mestranda do PPGDS, Adriéli de Jesus Casagrande.
A palestra busca abordar questões relevantes sobre o planejamento financeiro familiar, conscientização sobre o consumo e os riscos do superendividamento. Com linguagem acessível e adaptada ao público, a abordagem visa atender às diferentes necessidades e alcances dos participantes.
Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, essa nova ação demonstra o compromisso da Unesc em colaborar efetivamente com o desenvolvimento social e a transformação positiva da região. “A Unesc é uma referência internacional na produção de ciência e conhecimento, e o faz também por meio de seus programas de mestrado e doutorado que agora passam a compartilhar ainda mais efetivamente essa produção científica com as comunidades, promovendo, assim, a democratização de informações, inserção social e contribuição com a melhoria dos ambientes de vida da nossa região”, comenta.
Ao estabelecer essa conexão, conforme Luciane, o programa cria um ambiente propício para a formação de cidadãos informados, engajados e comprometidos com a construção de uma sociedade mais sustentável e equitativa.
De acordo com o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ismael Gonçalves, a palestra será apenas uma das várias atividades planejadas no âmbito do projeto. “Momentos como esse, em que docentes, mestrandos e doutorandos compartilham conhecimentos com as comunidades, representam um passo significativo na democratização da ciência e na construção de uma sociedade mais informada e capacitada”, enfatiza ele, lembrando que o programa inclui palestras; rodas de conversa; eventos; e projetos de pesquisa.
“Esse programa visa estabelecer um diálogo relevante e enriquecedor, que culmine na transformação social por meio do compartilhamento de saberes”, completa Gonçalves. Na cidade do vale do Araranguá a parceria se dá com a União das Associações de Moradores de Araranguá (UAMA), que ‘abraçou’ a iniciativa.
Sobre o programa
O programa “Ciência na Comunidade” consiste em palestras; rodas de conversa; eventos; e projetos de pesquisa ministradas por um ou mais docentes, mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da Unesc nas comunidades da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).
Os temas abordados estarão diretamente relacionados às linhas de pesquisa desses programas, visando compartilhar conhecimentos relevantes e atualizados com a comunidade local.
Cada palestra terá a duração de 90 minutos e abordará temas pertinentes, que poderão ser adaptados conforme o público específico ou geral, garantindo a acessibilidade do conteúdo para todos os participantes.
“O programa representa uma oportunidade ímpar de promover o acesso ao conhecimento científico e estimular a participação ativa da população nos debates sobre temas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da região”, reforça a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Instituição, Gisele Silveira Coelho Lopes.
Sobre as palestrantes
Renata Angelis Jamardo Fiorentin
Graduada em Direito e especialista em Direito Tributário, é também pós-graduada em Direito Notarial e Registral, além de possuir outra especialização em Direito Civil. Em 2019, obteve o título de mestra em Direito pela Unesc, e atualmente está em fase de doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico pela Instituição. Desempenha ainda o papel de vice-presidente da Comissão Provisória do Superendividamento na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Criciúma.
Adriéli de Jesus Casagrande
É graduada em Administração de Empresas, tendo também obtido um MBA em Liderança, com ênfase em gestão, resultados e engajamento. Atualmente, encontra-se em fase de mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico, buscando aprimorar seus conhecimentos em áreas estratégicas.