As marginais da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445) no bairro Vila Nova, em Içara, foram tomadas por professores da rede estadual de Educação que realizaram um pedágio solidário na tarde desta quinta-feira, dia 23.
O movimento macrorregional busca arrecadar fundos aos moradores de Xanxerê, atingidos por um tornado na última segunda-feira. O ato contou com a presença de profissionais da região de Criciúma, Araranguá, Tubarão e Laguna.
Além de contribuir com as pessoas afetadas pelo fenômeno climático, o movimento serviu para manifestar a perda de direitos dos professores. “A categoria não tem direito ao Fundo de Garantia e outros benefícios como a regência de classe, estão querendo tirar de nós”, coloca a coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado (Sinte) de Santa Catarina, Cintia dos Santos. A movimentação contou com a presença da Polícia Militar Rodoviária.
A greve do magistério completa um mês nesta sexta-feira, dia 24, e desde então apena uma proposta foi apresentada pelo Estado, sendo recusada pela categoria. De acordo com o Sinte, a mobilização na região Sul atinge 75% dos professores.
Em breve mais informações.
Redação Içara News