quarta-feira, 21 janeiro, 2026
Ultimas noticias

Produção de fumo tem redução de 5% em Içara

O município de Içara seguiu um modelo nacional quanto à produção de fumo na atual temporada. No volume colhido, houve em torno de 5% de redução na cidade, uma queda também registrada no país. Por outro lado, com menos produto no mercado, aumenta o valor pago pelas empresas fumageiras aos agricultores.

“É uma questão natural da oferta e procura. Se há a possibilidade da falta de açúcar, todo mundo corre para comprar e o mercado aproveita para aumentar, pois sabe que haverá a procura. É isso que está ocorrendo com o fumo. Pelas pesquisas que foram realizadas, a projeção é que falte o produto e, diante disso, então o preço melhora”, aponta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair de Stefani.

De acordo com ele, a colheita do fumo em Içara alcançou cinco mil toneladas. “A produção quebrou um pouco por causa do clima, que acabou não favorecendo para o fumo, por isso tivemos a queda. Produziu-se na mesma área, porém a produtividade acabou sendo bem menor”, explica.

Stefani lembra que, há alguns anos, Içara chegou ao pico de 14 mil toneladas de produção. “Já é tradicional uma redução, porque outras culturas estão sendo incentivadas, mas neste ano ainda houve a questão do tempo que acabou não se comportando da forma como a planta quer”, coloca.

O presidente do sindicato, no entanto, ressalta que a situação não ocorreu somente na região. “Esta foi uma situação meio que geral. No Rio Grande do Sul, há algumas semanas, por exemplo, houve uma tempestade que acabou quebrando boa parte da produção”, cita.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis