Procon de Içara registra altos índices de resolutividade

O Procon de Içara, que atua na defesa dos consumidores, conta com excelentes índices de resolutividade aos problemas enfrentados pelos cidadãos. Nos últimos dois anos, mais de 90% das demandas foram atendidas. As informações foram tomadas com base nos dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

De acordo com a Diretora Executiva do Procon de Içara, Karoline Calegari, a intenção é sempre buscar a conciliação, a fim de reparar os danos causados. “O Procon é um órgão fiscalizatório e com caráter punitivo. Mas visamos também o equilíbrio nas relações de consumo, orientando fornecedores sobre os deveres para evitar infrações contra consumidores”, explicou.

Entre os serviços com maior resolutividade, estão os serviços de telecomunicações, que envolvem telefonia móvel, fixa, televisão por assinatura, entre outros; seguida por questões bancárias, como atrasos em atendimentos, financiamentos e cartão de crédito; produtos e serviços, concessionárias de serviços públicos e comércio eletrônico. No ano passado, o órgão registrou 2.464 reclamações. Em 2018, até julho, a instituição já havia registrado mais de 1.790 atendimentos.

Atualmente, o Procon Içara integra o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, e participa ativamente de ações e movimentos relacionados à proteção e defesa do direito do consumidor no país. Além disso, conta com um quadro de servidores treinados para atender a população que recorre à instituição para intermediar a solução dos conflitos de consumo.

Os processos administrativos abertos no órgão em decorrência de reclamações de consumidores ocorrem de forma gratuita, e podem seguir para as audiências de conciliação entre fornecedores e consumidores a fim de evitar que a demanda chegue ao judiciário. O Procon Içara elabora ainda pesquisas para informar o consumidor acerca dos melhores preços praticados no mercado,  além da qualidade dos produtos e serviços. O Procon fica localizado na rua Altamiro Guimarães, 375, Centro de Içara, com atendimento ao público das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Colaboração: Giovane Marcelino/Imprensa PMI

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