O Criciúma inicia neste sábado a segunda e última parte da intertemporada visando a Série B do Campeonato Brasileiro. Até aí tudo bem. Mas o problema vem em relação ao local. A equipe simplesmente se deslocou até a cidade de Sorocaba, no interior paulista, para realizar esta fase final de preparação, usufruindo do Centro de Treinamentos do Atlético Sorocaba.
Totalmente desnecessário essa ida para o interior paulista. Com a estrutura que o clube tem aqui em Criciúma, por qual motivo viajar com os atletas e a comissão técnico para fora da região? Somente o simples fato da preparação, não pode ser. Se é, erraram. Se ficassem no CT do bairro Cristo Redentor, a preparação simplesmente seria a mesma e os atletas sentiriam de perto o anseio da torcida para uma boa campanha.
Mas, tirando este fato, pelas contratações que o Criciúma vem realizando, acredito que o clube esteja acertando e finalmente a torcida possa voltar a sonhar com uma boa campanha e quem sabe com o retorno à elite do futebol brasileiro. O acerto começou com a escolha do técnico. Moacir Júnior é um técnico em constante crescimento e com sede de conquistas. Com certeza vai se empenhar bastante.
Ainda na comissão técnica, o Criciúma trouxe Antônio Carlos Pracidelli para a preparação de goleiros. Seu histórico nos faz acreditar em um rendimento maior dos arqueiros tricolores. Esta semana, o clube também apresentou quatro reforços que para mim são de pesos visando a Série B. trata-se dos zagueiros Adalberto e Wanderson; do meia Rodrigo Andrade e do atacante Neto Baiano.
Pré-convocação à Copa do Mundo
Nesta semana o Criciúma recebeu uma notícia muito positiva. Três atletas foram pré-convocados pela Seleção Brasileira à Copa do Mundo de Futebol Sub-20, que acontecerá na Nova Zelândia. Fiquei muito feliz com isso, principalmente pelo fato de serem atletas do Criciúma e pela Seleção estar deixando um pouco de lado dessa história de convocações apenas no eixo Rio-SP e de atletas que atuam na Europa.
Um dos convocados é o goleiro David, que é na minha opinião o melhor goleiro que o Criciúma formou nos últimos anos. Se bem lapidado, terá um grande futuro. O outro é o zagueiro Iago Maidana. Bom jogador também e vamos esperar o que pode render. O atacante Bruno Lopes também foi chamado. É o único que discordei, pela baixa qualidade que vem apresentando nos últimos tempos, mas também não há grandes atletas no país nesta posição.