Novamente, uma licitação para a definição da empresa que vai explorar o serviço de estacionamento rotativo na região central de Içara foi lançado pela prefeitura. O novo processo de concorrência pública estabelece para o dia 28 de novembro a data de abertura dos envelopes com as propostas apresentadas pelos concorrentes. O último processo que havia sido efetuado pelo poder público municipal não pôde ter sequência em função de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). Com as situações corrigidas, a expectativa é de que não surja um novo empecilho.
“Não se trata de uma licitação convencional, à qual estamos acostumados na maioria dos projetos que realizamos. É uma concorrência pública que conta com trâmites um pouco diferentes, mas buscamos realizar tudo dentro do que foi recomendado, da forma como deve ser, e agora esperamos que realmente tenhamos êxito neste processo. A implementação do estacionamento em Içara é muito importante”, ressalta o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Junior.
Conforme o processo divulgado, as empresas interessadas terão até o dia 28 de novembro para que realizem a entrega de suas propostas na prefeitura de Içara. “Diante disso, a nossa expectativa é que tenhamos uma empresa definida para executar este serviço na cidade, no máximo até o próximo dia 15 de dezembro”, aponta o responsável pela pasta de Planejamento.
Sobre a implantação do novo sistema de estacionamento na área central de Içara, o secretário municipal afirma que não há a possibilidade que isso aconteça ainda este ano. “O início das operações deve realmente ficar para 2018, pois após o conhecimento da empresa (projetado para 15 de dezembro) e a assinatura de contrato, ainda haverá um prazo de 60 dias para que a vencedora realize a implantação”, informa Lodetti.
Área Azul
A Área Azul, como é chamado o espaço que receberá o sistema de estacionamento rotativo, conforme disposto na lei, será implantada em trechos compreendidos pelas ruas Vitória, São Donato, Altamiro Guimarães, Marcos Rovaris, Henrique Lage, Amaro Mauricio Cardoso, Sete de Setembro, Padre Boleslau, Anita Garibaldi, João Lodetti, Duque de Caxias, Ipiranga e Procópio Lima.
O rotativo, conforme disposto em lei, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados das 8 às 12 horas. Estarão isentos do pagamento as motocicletas que utilizarem vagas específicas para elas, os veículos oficiais e os particulares a serviço público, federal, estadual ou municipal, desde que devidamente identificados, além de táxis quando estiverem na prestação do serviço.
A lei ainda prevê que a receita arrecadada seja aplicada em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, segurança, fiscalização e educação de trânsito, bem como na aquisição de itens e equipamentos necessários à melhoria do trânsito e da segurança do município.
Especial Jornal Gazeta