O Governo de Içara encerrou na noite de terça-feira, dia 8, os encontros de prestação de contas nas comunidades. Desde setembro, o prefeito Murialdo Gastaldon e o vice Sandro Giassi Serafin visitaram os bairros da cidade com o objetivo de aproximar o governo da população. Nestas reuniões os moradores tiveram a oportunidade de conhecer as obras realizadas em sua região, as contratadas e as que estão em projeto.
Exemplo disso ocorreu na noite de ontem no bairro Esplanada, onde ocorreu o último encontro do ano. Na oportunidade foram apresentados os investimentos feitos e projetados que passam de R$ 1,2 milhão, aplicados nas reformas do CEI e do ginásio, pavimentações, Cras, dez abrigos para passageiros, capela mortuária, academia ao ar livre e lombadas físicas. O bairro possui 2.973 habitantes, totalizando 901 famílias.
O morador Osvaldo Vargas parabenizou a administração pela iniciativa. “A ida do governo à comunidade é uma situação diferenciada que não ocorria em outros governos. Uma prática não comum, mas que agrada muito a população. Estão de parabéns”, ressalta, acrescentando que este governo é futurista e precisa pensar também um novo traçado para Esplanada e região ligando o Sul pela rodovia e ferrovia.
Para o presidente da Associação de Moradores, João Cardoso, discutir os problemas da comunidade e conhecer detalhadamente as ações do governo foi bastante interessante. “Foi uma oportunidade ímpar para os moradores. Espero que estes encontros continuem ocorrendo, pois nestas ocasiões podemos apresentar nossas necessidades como a construção da capela mortuária em nosso bairro, que já está em projeto, entre outros anseios. O governo está de parabéns”.
O prefeito Murialdo fez um balanço das reuniões. “Foram encontros bastante positivos. A participação popular foi significativa, a maturidade nos encontros, nas cobranças e nos agradecimentos, foi uma constante, e os incentivo sobre a realização da ação nos mostra que o caminho é esse: estar perto dos moradores e discutir com cada comunidade suas peculiaridades para continuarmos trabalhando dentro das solicitações de cada região”, avalia.
Já o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, destacou a importância de ouvir a população. “Desde o início do mandato a administração buscou essa integração com os moradores. Buscou estar próxima da população e ter o retorno dos içarenses sobre os trabalhos realizados, pois isso nos direciona na tomada de decisões e nos possibilita a menor chance de errar”.
Ao longo destes três meses foram 12 encontros, reunindo moradores de 29 comunidades. Os investimentos em obras prontas, contratadas e projetos finalizados são na ordem de R$ 53,7 milhões. As reuniões de prestação de contas serão retomadas no próximo ano, provavelmente no mês de fevereiro.
Colaboração: Imprensa PMI