quarta-feira, 17 abril, 2024
Ultimas noticias

Prefeitura e PM de Içara agem para ampliar segurança no entorno das escolas

Foto: Divulgação

Forças de segurança e Governo Municipal mantêm diálogo permanente para prevenir ocorrências

Para manter o entorno das escolas e creches seguro, o Governo Municipal e a Polícia Militar (PM) de Içara voltaram a discutir as ações preventivas colocadas em prática no município. Os órgãos já vinham trabalhando em conjunto a fim de garantir a segurança da rotina escolar, mas o contato foi intensificado após o atentado que vitimou quatro crianças em Blumenau.

As forças de segurança continuarão executando o policiamento efetivo nas proximidades das unidades. A PM da cidade também irá produzir um relatório com a análise técnica das 13 escolas municipais e 33 Centros de Educação Infantil (CEIs) indicando quais procedimentos precisarão ser tomados para impedir possíveis invasões.

“Precisamos propor ações rápidas e eficazes. Cada lugar tem uma realidade diferente. Uns precisarão de muros mais altos, outros de cerca elétrica, outros de segurança humana. Ouviremos quem realmente entende do assunto, que é a Polícia Militar, e em breve iremos começar as mudanças através desta consultoria”, enfatiza a prefeita Dalvania Cardoso.

A PM já implementa o projeto Rede de Segurança Escolas, que contempla rondas nas escolas e contatos diretos com as diretoras e profissionais da educação, além de palestras e grupos de WhatsApp como acontece com a Rede de Vizinhos.

“Sabemos da importância da ostensividade policial, mas toda a rede envolvida é fundamental. Reforçamos a orientação: se caso avistarem alguém em movimento suspeito, acionem o 190”, pontua o tenente-coronel Eduardo Moreno Persson, comandante da Polícia Militar de Içara.

Sobre a consultoria preventiva, o comandante destacou que o projeto não vai identificar apenas mudanças estruturais, mas também comportamentais. “Cada unidade será analisada minunciosamente com a identificação da vulnerabilidade da estrutura física e de como funciona o cotidiano do ambiente. É importante que os colaboradores também estejam orientados quanto à prevenção”, declara. 

Colaboração: Prefeitura de Içara/Comunicação

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis