domingo, 26 maio, 2024
Ultimas noticias

#PraTodosVerem: Redes sociais do MPSC contam com recurso de acessibilidade

Foto: Divulgação

Legendas elaboradas com o apoio de inteligência artificial ampliam acesso às publicações da instituição

 

A Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) passou a publicar legendas acessíveis para as imagens dos posts da instituição no Instagram e no Facebook. A elaboração do texto conta com a ajuda do programa de inteligência artificial Microsoft Copilot, que oferece a possibilidade de carregar fotos e artes das publicações diretamente na plataforma, agilizando a produção de legendas alternativas #pratodosverem.

 

“Com o Copilot, ganhamos eficiência e encurtamos processos. A ferramenta faz um texto inicial da legenda acessível e, com essa base, ajustamos a escrita conforme a necessidade para deixar o texto mais descritivo e adequado”, explica a Gerente de Publicidade, Produção e Mídia, Sonia Campos.

 

Questionado sobre a efetividade da informação no texto alternativo da publicação, Ronaldo Domingos, pessoa com deficiência e Técnico em Informática do MPSC, fez uma avaliação de uma das publicações: “O texto faz sentido e passa a mensagem correta sobre o contexto da imagem”.

 

O ex-estagiário do MPSC e atual Assessor Técnico na Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas Gustavo Amorim também foi consultado pela equipe da COMSO e elogiou a precisão da legenda acessível elaborada com o apoio do Copilot. “Descreveu tudo certinho: a imagem, o acontecimento, falou o que tem no canto superior direito, inferior… Enfim, descreveu tudo. Muito bom”, avalia.

 

Acessados por meio de softwares de leitura de tela com tecnologia assistiva, como o Voice Over (iOS) e o TalkBack (Android), os textos acessíveis possibilitam que pessoas com deficiência visual tenham acesso a informações e serviços sem barreiras. Para aqueles que ainda não usam a funcionalidade, basta ativá-la nas configurações de acessibilidade do próprio smartphone.

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis