Com um mundo cada vez mais conectado à internet e a população de uma forma geral pedindo processos transparentes nas gestões, os portais da transparência dos municípios desempenham importante papel. É através dessa ferramenta que as pessoas têm condições de acompanhar melhor a destinação de recursos públicos, em despesas com folha de pagamento, valores pagos a fornecedores, gastos com diárias e viagens, entre tantas despesas.
“O acesso à informação deve ser constantemente qualificado. As pessoas devem ter cada vez mais um acesso facilitado e o mais transparente possível, para que possam acompanhar o que é desenvolvido pelo município. O Portal da Transparência é algo fundamental, do qual sempre que possível devemos buscar a sua melhoria”, defende o procurador do município de Içara, Walterney Réus.
A consulta é pública, mas Réus ressalta que, embora todas as informações consideradas essenciais estejam no portal, o acesso não ocorre da forma como cada pessoa deseja. “Pois se trata de algo muito complexo, são muitas as informações disponibilizadas, então tem que abranger de forma básica, mas contém informações essenciais”, garante o procurador. Os interessados podem acessar a página do Portal da Transparência de Içara, selecionando a unidade da federação (Santa Catarina) e posteriormente o município desejado (Içara).
Especial Jornal Gazeta



















