Em reunião na Câmara Municipal de Içara para debater sobre a segurança pública no município, a Polícia Militar solicitou o apoio dos vereadores para viabilizar junto ao município convênio de radiopatrulha e a possibilidade de aumentar os valores repassados com o convênio já existente de fiscalização dos alvarás.
“Destacamos que esse convênio com a prefeitura de fiscalização dos estabelecimentos comerciais é realizado em alguns municípios do Estado, sendo que outras cidades agora que estão implantando”, informa o major Cleber da Silva Inácio. Outras medidas solicitadas para contribuir no combate a criminalidade foram citadas como o aumento de efetivo, novas viaturas, ampliar o monitoramento eletrônico, rede de vizinhos e solicitar as operadoras para direcionar o atendimento “190” para a central de emergência de Criciúma
“Por parte da Polícia Militar existe um esforço humano e financeiro para manter o policiamento, também estamos planejando implantar o projeto Arquitetura Contra o Crime”, informa o comandante da Guarnição Especial de Içara (Geic), tenente-coronel Darci Rodrigues Junior. “É preciso que a cidade lute por melhorias para os policiais junto ao governo estadual”; sugere o delegado Rafael Marin Iasco.
Para o vereador Duca Zata a situação preocupa a população. “O cenário atual preocupa muito. Vamos com os demais vereadores buscar as melhorias”, completa Zata. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Alex Michels, a intenção é trabalhar em parceria com a Polícia Militar para tentar a viabilização dos convênios junto ao Poder Executivo. “Também vamos discutir com os demais vereadores para junto com o Conseg e sociedade organizada cobrar as melhorias apresentadas com o governo estadual”.
Colaboração: André Dal Pont/Câmara Municipal de Içara