A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11/03), a Operação Phishing para desarticular associação criminosa focada em fraudes bancárias eletrônicas contra clientes da Caixa Econômica Federal.
Os policiais realizam buscas em cinco endereços de pessoas ligadas às investigações, sendo quatro no estado de São Paulo e um em Pernambuco.
A investigação começou após um correntista de Joinville sofrer um saque fraudulento de R$ 29.888,80. A PF identificou que o grupo utilizava a técnica conhecida como phishing via SMS, enviando mensagens que imitavam comunicações oficiais da instituição bancária. As vítimas eram induzidas a fornecer dados de acesso ao aplicativo, permitindo que os criminosos movimentassem valores de maneira rápida.
Com as credenciais obtidas, os valores eram subtraídos e imediatamente fracionados em transferências via PIX para diversas contas intermediárias, sendo posteriormente pulverizados, a fim de dificultar o rastreamento. A PF conseguiu mapear esse fluxo financeiro e identificar os beneficiários da operação criminosa.
O trabalho policial contou com análise de inteligência e perícia, o que possibilitou identificar uma estrutura organizada com divisão de tarefas entre os integrantes do grupo, que atuavam em diferentes estados da federação.
Além dos mandados de busca e apreensão, foram determinados judicialmente o bloqueio de ativos financeiros dos principais investigados e o afastamento do sigilo de dados telemáticos.
Os crimes investigados são fraude eletrônica e associação criminosa.
Colaboração: Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Catarina


















