A capacitação promovida pelo programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ligado à secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), encerrou na noite desta segunda-feira, dia 21, com a entrega de certificados para 36 profissionais da área de educação da rede municipal de ensino. O evento, voltado a ações para a erradicação do trabalho infantil, ocorreu no auditório do Sindiserpi.
O curso iniciou no dia 17 de agosto e, segundo a técnica do Peti de Içara, Rita de Cássia Jaques, alcançou o objetivo proposto. “O envolvimento dos participantes foi primordial para o sucesso da atividade. Conseguimos por meio da formação sensibilizar os profissionais da educação que serão, a partir de agora, multiplicadores de informação e orientação na prevenção do trabalho infantil e de proteção do trabalho adolescente”, explica.
Rita ainda ressaltou que a expectativa foi superada e, com isso, novas turmas serão abertas no próximo ano. “Voltaremos com a capacitação no próximo ano, pois somente com a informação poderemos envolver toda a comunidade escolas, pais e alunos e a sociedade neste processo de conscientização; rompendo barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente”.
Já o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, que participou do encerramento da atividade, frisou a importância do trabalho. “Crianças e adolescentes são, com certeza, o futuro de uma nação. Precisamos que seus direitos sejam preservados, seus deveres sejam cumpridos para que se tornem adultos ainda melhores. Isso é um processo que envolve da família à comunidade escolar, e também o meio em que vivem. Por isso, levar mais informações a toda essa rede é fundamental”.
“Por meio dos professores, a informação necessária será repassada aos familiares e demais membros da comunidade, para que assim, com o tempo, possamos diminuir o problema do trabalho infantil na sociedade”, declarou o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Ademar Pires.
Para a professora Prescedina Cabreira participar do curso contribuiu muito com o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido. “A formação nos propiciou instrumentos significativos para a identificação de casos onde o trabalho infantil esteja ocorrendo. Que outros momentos como estes sejam oferecidos, pois assim poderemos ampliar a rede de prevenção. Seremos todos multiplicadores neste processo. Estão todos de parabéns”.
Colaboração: Imprensa PMI



















