Uma pesquisa inovadora está em andamento com o objetivo de contribuir para aprimorar o processo de produção do vinho branco Goethe, explorando novas técnicas de vinificação. O projeto, intitulado “Alternativas Tecnologias à Produção de Vinho Branco Goethe”, é realizado pela mestranda Gabrielle Bennet, e orientado pela Professora Dra. Carolina Pretto Panceri no âmbito do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) – Campus Urupema. “A pesquisa iniciou em 2023 com o objetivo de testar técnicas alternativas ao processo de vinificação da uva Goethe, visando identificar o comportamento da variedade frente a diferente estratégias de vinificação, para manter otimizar a extração de aromas, evitar oxidações, e também avaliar o rendimento”, explica a professora Dra.
Na última semana foi realizada a análise sensorial com quatros amostras de vinhos produzidos com diferentes técnicas. “Nós utilizamos uvas dos Vales da Uva Goethe, cedidas pelas Epagri de Urussanga e elaboramos quatro vinhos experimentais, utilizando o método tradicional utilizado na região, a maceração carbônica, a supra-extração, maceração pré fermentativa a frio, com condições controladas”, destaca.
A avaliação foi realizada às cegas, por consumidores e produtores de uva e vinho Goethe, analisando as características sensoriais de cada amostra. “ A análise técnica envolve algumas etapas, cada avaliador recebeu quatro mostras e assinalou as características sensoriais percebidas e ainda indicou sua aceitação e intenção de consumo quanto as amostras “, ressalta.
Sobre a Pesquisa
Atualmente, a pesquisa está na fase de análise sensorial, e os resultados finais são esperados para 2025. Os dados obtidos serão compartilhados com publicações científicas e um produto tecnológico pensando para a comunidade, como um dia de campo, permitindo aos produtores locais conhecer as técnicas e resultados mais promissores. Esta é uma oportunidade única para a região dos Vales da Uva Goethe consolidar sua posição no cenário da vitivinicultura nacional.
Texto: Janine Limas – Innovazione ESG e Marketing
Foto : Fabiano Limas