Safra iniciou no dia 1º de maio para as modalidades desembarcadas ou não motorizadas
Pescadores da Colônia Z-33 do Balneário Rincão tiveram bons resultados no início desta semana na pesca da tainha. Conforme relatos do presidente da Colônia, Valmor de Moraes, o frio atraiu alguns cardumes e tainhas de até quatro quilos foram pescadas na última terça-feira.
Nos próximos dias, os pescadores da região Sul estão torcendo para que o frio apareça novamente junto com o vento. O vento sul faz com que a água fria e salgada entre nos estuários provocando a saída dos cardumes de tainha para a desova. Esse vento sul, quando sopra por algum tempo, empilha e empurra as águas frias ou Águas da Pluma do Prata (mistura de águas subantárticas com a água doce do Rio da Prata) para a costa catarinense.
“Pescamos peixes de até quatro quilos, mas também teve três quilos. Já o comprimento estava na média de 60 a 70 centímetros. Tudo peixe bonito. Nunca tinha visto tainha do tamanho que conseguimos pescar. Elas estão muito grandes. Até o momento a pesca está boa para os pescadores de rede de corrico. Já para os pescadores que utilizam canoa não está bom. O mar ainda está muito alto o que dificulta essa modalidade”, explicou o presidente.
Além disso, a presença de sujeira no mar do Rincão preocupa, pois interfere na pesca. “Nesta semana começou a aparecer sujeira na nossa orla que atrapalha diretamente na nossa pesca. Espero que essa sujeira não continue assim para não atrapalhar os pescadores”.
Apesar da falta de números precisos sobre a quantidade de tainhas já capturadas, os pescadores permanecem otimistas em relação ao restante da temporada. “Vamos esperar essa nova frente fria que está chegando para limpar a água e atrair as tainhas para a costa. Ainda não temos um número exato de peixes que já foi pescado na região”, completou.
Para os pescadores, a safra da tainha representa mais do que simplesmente uma fonte de sustento, sendo uma oportunidade de garantir uma renda adicional no início da temporada. “A safra da tainha significa muito para nós pescadores. É uma renda muito boa no início da safra”, completou Moraes.
De acordo com o Governo de Santa Catarina, a pesca está autorizada para modalidades desembarcadas ou não motorizadas, com duração até o dia 31 de dezembro. Outras modalidades, como o emalhe costeiro superfície acima de 10 AB e emalhe anilhado, começaram em 15 de maio e encerrarão em 31 de julho. O emalhe costeiro superfície até 10 AB também começou em 15 de maio, mas terminará em 15 de outubro. Já a modalidade cerco/traineira terá início em 1° de junho e término em 31 de julho.
Fonte: jornal Tribuna de Notícias
Por Edson Padoin
Foto: Nilton Alves


















