Esta semana está sendo de comemoração para os pescadores, principalmente aqueles que trabalham de forma artesanal no Estado. E em Balneário Rincão não está sendo diferente. Através de uma medida tomada pelo Governo Federal, em função de cobranças realizadas por parte do setor pesqueiro, a pesca da tainha, em Santa Catarina, terá início 15 dias mais cedo, ou seja, passará a ser feita já no dia 1º de maio.
“Esta foi uma longa luta de todas as colônias de pescadores, de sindicatos, da Federação de Pesca, enfim, de todos os pescadores para que essa antecipação do início da pesca ocorresse. E assim que nos chegou a informação que houve esta antecipação para o dia 1º de maio e não mais no dia 15, como tradicionalmente sempre aconteceu, nós comemoramos muito, porque com certeza vai contribuir muito para a pesca”, coloca o presidente da Colônia de Pescadores Z-33 de Balneário Rincão, João Picollo.
Ele faz uma comparação com a pesca realizada em 2016 para que os pescadores da Colônia ficassem ainda mais contentes. “No ano passado, quando abriu o período para a pesca da tainha, o peixe já tinha passado pela nossa região. Com isso, aqui em Balneário Rincão, o número de peixe pescado foi muito pouco. Então tínhamos que ir para outras regiões para pescar. Por isso a importância de se começar já no dia 1º”, explica.
Especial Jornal Gazeta