Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 começam nesta terça-feira (24) e seguem até o dia 5 de setembro de 2021, atendendo todos os protocolos sanitários para evitar o aumento de casos de coronavírus no país e nos paratletas que disputam a competição.
A cerimônia de Abertura da Paraolímpiada de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) contará com a presença de personalidades, artistas e atletas paraolímpicos e será realizada no Estádio Nacional do Japão.
Brasil: Neste ano, 253 atletas – incluindo atletas sem deficiência, como guias, calheiros (bocha), goleiros (futebol de 5, para deficientes visuais) e timoneiro (remo) – vão competir em 20 das 22 modalidades que compõem o programa paraolímpico. Assim, o Brasil mira o Top 10 no quadro de medalhas.
Países participantes: Devem participar dos Jogos Paraolímpicos de 2020 de Tóquio 97 comitês olímpicos internacionais, além do Time Olímpico de Refugiados, equipe formada por atletas que foram obrigados a sair de seu país devido a algum tipo de perseguição (raça, religião, nacionalidade, associação a um grupo social ou opinião política) e não podem retornar à sua pátria natal e buscam refúgio em outros países.