segunda-feira, 3 novembro, 2025
Ultimas noticias

Palmeira Juçara é considerada símbolo oficial de Içara

Vereadores de Içara aprovaram em votação final nesta segunda-feira (18), o projeto de lei que institui a Palmeira Juçara (euterpe edulis) como árvore símbolo do município e dispõe sobre medidas de proteção e reflorestamento. Autor do projeto de lei, vereador Charles Cargnin (PL), explicou que a escolha da Palmeira Juçara como árvore símbolo do município está profundamente ligada à história e identidade da cidade, onde o próprio nome “Içara” é, segundo registros históricos e tradições locais, uma derivação do nome “Içaroba” ou “Jiçara”, termos populares usados para se referir à Palmeira Juçara.  “A Palmeira Juçara está apenas nos registros históricos, nos livros, nos conteúdos programáticos nas aulas de história, não havia algo que a oficializava efetivamente um símbolo da nossa cidade”, disse Cargnin.

O parlamentar comentou que além do seu valor simbólico, a Palmeira Juçara é uma espécie de extrema importância ecológica para a Mata Atlântica, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas e servindo de alimento para diversas espécies de fauna, mas vem sofrendo com o desmatamento e a exploração predatória. “A aprovação desta proposta contribuirá para estimular ações de preservação e reflorestamento com a espécie, e promover atividades de educação ambiental que conectem a população à sua história e ao meio ambiente”, destacou Cargnin.

A Lei visa assegurar a preservação da Palmeira Juçara no território do município; promover o reflorestamento da espécie em áreas degradadas ou de relevante interesse ambiental; promover a conscientização da população quanto à importância da Palmeira Juçara e à necessidade de sua proteção. O Poder Executivo Municipal, em articulação com órgãos públicos e a sociedade civil, poderá desenvolver ações para promover a produção de mudas da Palmeira Juçara no Horto Municipal; realizar o plantio de mudas em áreas públicas, como parques, praças e margens de rios, bem como em áreas privadas, mediante adesão voluntária dos proprietários; realizar campanhas de educação ambiental e de divulgação sobre a importância da espécie, seus benefícios e formas de proteção.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis