domingo, 27 abril, 2025
Ultimas noticias

Ovo: vilão ou mocinho?

Há muito tempo o ovo carrega a imagem de vilão da saúde devido ao teor de colesterol presente na gema. Seu consumo foi associado ao aumento no risco de infarto e derrame, assim as pessoas deixaram de consumi-lo com maior frequência, e uma série de nutrientes essenciais ao organismo deixaram de ser fornecidos.

O ovo, depois do leite materno, é a proteína animal mais completa. É de fácil digestão e absorção, já vem embalado naturalmente e não só pode como deve ser usado na alimentação. Traz muitos benefícios para a saúde, se consumido de forma equilibrada, pois auxilia na recuperação de tecidos e no aumento e manutenção da força muscular.  Mas se você precisa de mais razões para comer ovos: eles são baratos, combinam com qualquer alimento e são muito saborosos. O ovo, com certeza, se classifica como um superalimento.

“Estudos comprovam que o consumo de 1 ovo/dia não eleva o risco de doenças coronarianas e acidente vascular cerebral(AVC) em indivíduos saudáveis.”

O ovo é rico em “gorduras do bem” que ajudam na redução do “mau colesterol” e por isso pode ser considerado um alimento protetor. Além disso, as gorduras são fontes de energia, integram a membrana celular e auxiliam no transporte de vitaminas lipossolúveis.

Vitaminas da gema: A,D,E,K,B2,B3,B5,B7,B9,B12, colina

Minerais da gema: selênio, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, ferro

A clara do ovo é basicamente proteína (albumina), já a gema do ovo cozida apresenta 36,4% de gordura saturada, 47,8% de gordura monoinsaturada e 15,8% de gordura poli-insaturada, e apesar de 50% do total das gorduras encontradas na gema serem de lipídios monoinsaturados, 93,4% destes são de ácido oleico (também encontrado no abacate e no azeite de oliva). Este ácido graxo eleva o HDL(bom colesterol) e reduz o LDL(mau colesterol).

Um ovo grande contém 212 mg de colesterol, que é muito em comparação com a maioria dos outros alimentos. No entanto, tem sido demonstrado em muitos estudos que ovos e o colesterol dietético não afetam negativamente os níveis de colesterol no sangue.

Posso consumir ovo no café da manhã?

O consumo de ovos no café da manhã promove maior saciedade, reduzindo o consumo de alimentos calóricos nas outras refeições do dia. Além disso, os ovos são uma opção mais saudável do que os queijos amarelos e a margarina.

Se possível, prefira consumir ovos orgânicos. Eles são muito mais nutritivos do que os ovos de galinhas criadas em fábricas. E lembre-se: coma as gemas, pois contêm praticamente todos os nutrientes do alimento.

 

Fabiana Ferreira B. Silva
Nutricionista

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis