segunda-feira, 22 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Novos médicos já estão atuando em Içara

Sete profissionais brasileiros vestiram o jaleco e deram início nesta semana aos atendimentos em unidades de saúde de Içara, afetadas com o fim da parceria entre Cuba e Brasil no programa Mais Médicos, do Governo Federal. Os novos contratados estão atuando nos postos de Terceira Linha, Raichaski, Elizabete, Vila Nova 1, Vila Nova 2, Jussara e Boa Vista.

O médico que ficará responsável pelo atendimento na unidade do bairro Aurora também já foi definido e começará no dia 14, conforme a secretária de Saúde de Içara, Jaqueline dos Santos. “Ele não mora na região e está providenciando mudanças. Ele é do Rio de Janeiro”, explica.

Antes do fim da parceria, o município tinha em seu quadro 14 profissionais pelo Mais Médicos, nove cubanos e cinco brasileiros. Com a volta dos médicos para Cuba, o Governo Federal abriu edital para a contratação de substitutos. Nove se inscreveram para atuar em Içara, mas um acabou desistindo.

“Conseguimos garantir, não só Içara, mas todos os prefeitos do Brasil, que a quantidade de cubanos estivesse presente no novo edital que foi lançando pelo Ministério da Saúde. Nesse edital, Içara conseguiu assegurar as nove vagas e ficaram oito confirmados. Eles têm até o dia 14 de dezembro para se apresentar. Depois do dia 14, quando todos se apresentarem, vamos ver quantos efetivaram sua vinda. Se houver mais vagas, um novo edital será lançado”, informa o prefeito Murialdo Gastaldon.

“A nona vaga estamos aguardando o Ministério da Saúde”, completa a secretária. Esse profissional daria suporte à Estratégia de Saúde da Família, segundo a coordenadora da Atenção Básica no município, Iane Savi. “O médico que desistiu iria atuar na parte interna, auxiliando nas unidades de saúde, fazendo a reposição de médicos em férias”, detalha.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis