O que há décadas já foi um dos grandes pontos de desenvolvimento do município de Içara, hoje segue parado e invadido pelo mato. Trata-se da antiga caixa de carvão, localizada na área central do município. Após algumas tentativas de novos projetos para o espaço público, que não deram certo, a prefeitura busca dar um destino diferente ao imóvel e a intenção é que isso seja realizado através da iniciativa privada.
“É uma área grande, com mais de 7 mil metros quadrados, e temos que dar um destino àquele espaço, temos que fazê-lo ser utilizado. Porém, não queremos a aplicação de recursos públicos naquela área, por isso a nossa intenção é que seja repassada para a iniciativa privada e que ela então dê o destino que entender mais conveniente”, explica o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon.
Uma das alternativas que estão sendo estudadas pela Administração Municipal, de acordo com Gastaldon, é realizar a venda do espaço para alguma construtora, que poderá, conforme o Plano Diretor, construir prédios de até sete andares nesta área. E o recurso, agregado com outros valores, poderia servir para a construção de um novo Paço Municipal.
“É um terreno valioso e um bem público, mas que não está tendo serventia. Então, além de darmos alguma utilidade, vamos buscar uma forma para que se consiga recursos para a prefeitura poder implantar em obras importantes, como é o caso da construção de uma nova sede da Administração Municipal, onde poderíamos comportar todos os serviços, assim também reduzindo os valores de alugueis”, argumenta o prefeito.
Especial Jornal Gazeta