Pelos próximos dois anos, a presidência da Câmara de Vereadores de Balneário Rincão será exercida por Jorge Costa, o Mosquito. Mas, muito mais do que dar continuidade aos trabalhos da Casa, ele elenca como principal desafio para a sua atuação o resgate da confiança no Legislativo por parte da população. O vereador foi o candidato com a maior votação no pleito de outubro, alcançando 509 votos.
“O problema não está somente na Câmara de Vereadores de Balneário Rincão ou de outra cidade. A questão é a política em geral, que está bastante desgastada. Basta você ligar a TV que vai escutar e ver um monte de absurdos e é por conta disso que o Legislativo está sem confiança da população de maneira geral e a própria população acaba não participando das discussões”, entende o novo presidente.
O que se vê de forma geral são sessões legislativas com pequena participação popular. Isso, na avaliação do parlamentar, é prejudicial, já que os vereadores tendem a fazer aquilo que a população requer. “Mas o que acontece: a Câmara está sem credibilidade. A partir do momento que se volta a ter esta credibilidade, então a população vai vir, vai voltar a participar. E hoje este é um grande desafio, fazer a população participar”, coloca.
Mosquito ainda elenca outro motivo para que a comunidade participe das sessões. “Muitas vezes tem uma votação importante para o bairro de um cidadão. Se ele vê quem é contra, tem como cobrar deste vereador e até fazer com que o legislador mude de ideia e que vote diferente na segunda votação, já que a maioria dos projetos contam com dois turnos, em sessões diferentes”, aponta.
Especial Jornal Gazeta