De 6 a 10 de maio o Sul de Santa Catarina vai receber a primeira edição do Festival de Teatro de Bonecos de Nova Veneza, o Animamão. Ao todo, 10 grupos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás terão apresentações no Teatro Municipal e na Rua Coberta com a proposta de oferecer uma programação de linguagem acessível e gratuita para toda a família.
“O teatro de bonecos tem uma capacidade única de encantar públicos de todas as idades. É um espaço de encontro entre artistas e público, fomentando o intercâmbio de experiências, a circulação de saberes artísticos e a valorização dos artistas locais e regionais”, indica o coordenador geral do festival, Marcelo Ciepielewski.
Na cidade neoveneziana, os bonecos estarão integrados a um município que já respira cultura em múltiplas dimensões. “É algo que encanta, que chama a atenção e tem tudo a ver com a nossa cidade, que é acolhedora e vive cultura em todas as suas esferas”, destaca a prefeita, Ângela Ghislandi.
Realizado pela Enluaratus, o Festival foi aprovado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Nova Veneza.
“Nova Veneza reúne os elementos ideais para sediar o festival, como a estrutura e o público. Tem um espírito acolhedor aos visitantes, o que atrai as pessoas e faz com que sintam-se bem aqui. É com essa ideia que estamos promovendo o festival. Todos os espetáculos selecionados foram assistidos previamente e temos a certeza que o público vai se encantar”, atesta o produtor, Antonio Rozeng.
ANIMAMÃO – O nome do festival, Animamão, vem da essência milenar de dar vida aos bonecos por meio do movimento com as mãos. “Os bonecos, os objetos, e as sombras, são técnicas do teatro de animação e que depende do humano que, na maioria das vezes, usa as mãos para dar vida ao processo e a todo o espetáculo”, explica a assistente de coordenação, Victória João.