Se tem algo que vem se destacando no futebol, é a qualidade apresentada pelos clubes amadores da região carbonífera. É fato de que contamos com algumas das competições mais fortes de Santa Catarina, mas nos últimos anos esta situação vem ficando cada vez mais à mostra. E a representação está sendo através de títulos, títulos e mais títulos.
Na Copa Sul dos Campeões, por exemplo, a região de Tubarão e o Extremo Sul Catarinense faz tempo não sabem o quê é conquistar um título na competição. Já são seis temporadas consecutivas só de títulos obtidos por times da região carbonífera. Fora isso, das últimas seis edições, em quatro a final envolveu somente equipes da nossa região.
Já no Estadual Não-profissional, são quatro temporadas consecutivas de festa das equipes da região carbonífera. A região passou 25 temporadas sem saber o quê era ter o campeão, mas desde 2012, quando ela foi disputada aqui no Sul, então não foi mais concedido chance aos adversários, seja ele do Norte, Vale do Itajaí, Oeste ou da Grande Florianópolis.
Após ter dominado a Copa Sul dos Campeões e o Estadual Não-profissional, agora é a vez de galgar espaço no Sul Brasileiro de Amadores. Ano passado, com o Caravaggio, veio o título inédito. Nesta temporada, com o Rui Barbosa, a consagração, e com 100% de aproveitamento ao longo da disputa realizada no Paraná.