O mutirão de cirurgias de catarata, promovido pelo Governo do Estado e realizado pelo Hospital São Donato, de Içara, atendendo pacientes da Região Carbonífera, será fechado neste domingo, dia 31, com cerca de 340 procedimentos efetuados. A estimativa é do diretor administrativo da unidade hospitalar, Júlio De Luca.
Foram contratadas mais de 400 cirurgias, mas o número não será alcançado basicamente por dois fatores, segundo ele. “Em vários pacientes o número da lente é fora do padrão e os laboratórios que a fornecem só voltam a trabalhar no dia 8 de janeiro. Alguns pacientes desistiram, faltaram à consulta pré-operatória, e não houve tempo hábil de chamar outros”, justifica.
Conforme De Luca, a direção do hospital negocia com o gerente regional de Saúde, Fernando de Fáveri, para realizar os procedimentos restantes na segunda semana de janeiro, com o retorno dos laboratórios. Ao mesmo tempo, o São Donato busca se credenciar para outros mutirões, como o de cirurgias vasculares e ortopédicas.
Redação Içara News