MPSC lança desafios e abre chamamento público para encontrar soluções fornecidas por startups e empresas

Foto: Divulgação
Oportunidade faz parte da parceria do MPSC com a ACATE para o desenvolvimento de projetos de inovação aberta. Startups e empresas de tecnologia interessadas podem se inscrever para quatro desafios até 22 de janeiro.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está procurando startups e empresas de tecnologia capazes de fornecer soluções para quatro desafios de inovação que a instituição pretende resolver. O edital de chamamento público que regulamenta esse processo foi publicado nesta quinta-feira (6), e pode ser acessado aqui.

O chamamento é uma nova etapa do Programa de Inovação Aberta do MPSC, que é desenvolvido pelo Laboratório de Inovação iMPulso-Lab em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Com este edital, o MP catarinense busca encontrar no ecossistema de inovação catarinense soluções para dois desafios da área-fim e dois desafios da área-meio. São eles:
  • Desafio 1 (área-fim): Identificar provas digitais relevantes para apoiar nas investigações criminais do MPSC;
  • Desafio 2 (área-fim): Redefinir a Gestão de Recursos Criminais do MPSC;
  • Desafio 3 (área-meio): Avanços na Gestão Patrimonial do MPSC;
  • Desafio 4 (área-meio): Automatização da Gestão de Dados Tributários.
*Veja mais detalhes sobre cada um dos desafios ao fim da matéria
O Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fábio de Souza Trajano, celebrou essa nova etapa do Programa de Inovação Aberta da instituição e falou da expectativa com o lançamento dos desafios. “Este é mais um passo importantíssimo do nosso Ministério Público em aproximação aos demais atores do ecossistema de inovação. A partir da ampla divulgação de quatro desafios, será possível prospectar o ambiente externo e construir resoluções de forma  mais assertiva melhorando, assim, a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, bem como os seus processos internos. Ao mesmo tempo, o Poder Público, com sua grande capacidade de mobilização, deve apoiar e fomentar tais iniciativas, possibilitando que questões de relevância pública sejam constantemente enfrentadas por soluções tecnológicas”, disse.
A definição dos quatro desafios de inovação e os objetivos que o MPSC busca alcançar com eles foram detalhados pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação (SubPlan), Luciano Trierweiller Naschenweng. “A divulgação dos desafios marca uma das principais etapas do segundo ciclo do Programa de Inovação Aberta, iniciado no mês de agosto, com a participação ativa de diversas áreas do Ministério Público, que trabalharam em conjunto com o nosso laboratório de inovação (iMPulso Lab) e a ACATE para identificar suas principais dores, delimitar processos de trabalho até chegar às versões finais dos problemas que estão sendo lançados em busca de soluções inovadoras”, comenta.
O Coordenador do Movimento iMPulso, Lucas dos Santos Machado, também falou sobre a expectativa com a abertura de mais esses desafios para as startups e empresas de tecnologia catarinenses. “Estamos esperançosos em iniciar 2024 com novidades inovadoras nesses desafios. O Projeto vem refletindo a essência do processo de inovação no MPSC: contínuo, colaborativo, com muito aprendizado e vontade de resolver problemas. Essa vontade é marcante na equipe do iMPulso-Lab, que vem se dedicando ao máximo, ao lado da ACATE e dos setores do MP, para que o ciclo seja um sucesso”, avaliou.
Cronograma do edital e orientações para empresas interessadas
As startups e empresas interessadas em participar do edital e que desejam apresentar soluções para esses desafios devem realizar suas inscrições até o dia 22 de janeiro. As inscrições podem ser feitas por meio do LinkLab da ACATE, utilizando este link, onde também encontrarão informações detalhadas e orientações adicionais.
Ao explorar os desafios disponíveis no portal, a startup ou empresa poderá identificar qual deles melhor se alinha com seu negócio ou no qual acredita ter maior capacidade de solucionar. A partir desse ponto, basta realizar a inscrição em um ou mais desafios e acompanhar o progresso do processo.  O cronograma do edital inclui a realização de pitches reversos com as empresas inscritas, que ocorrerão em até 60 dias após o encerramento das inscrições. Nesse momento, o MPSC fornecerá informações adicionais sobre cada um dos desafios que pretende resolver.
Além dos pitches reversos, as empresas inscritas que forem selecionadas pela Comissão de Avaliação também serão convidadas a apresentar suas soluções em um pitch direto para o MPSC.
Colaboração: Comunicação MPSC

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis