O departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI) de Içara participou do Projeto Presença, idealizado pelo Sesi Escola de Criciúma, que transforma desenhos em bonecos de pano. A iniciativa apresentada pela supervisora de Educação Corporativa do Sesi, Michela D’Estefani, contou com a participação das monitoras da FAI que deram vida aos trabalhos das crianças.
“Revelar o olhar infantil, chamando a atenção de todos para uma reflexão que gere mudanças e esperança passa a ser agora compromisso de todos que se dispõem a dar vida aos desenhos de nossas crianças, por meio de oficinas promovidas pelo Sesi Escola. Nestas oficinas, pais, crianças e professoras utilizam tecido, lã, botões, fitas e fibra para construir os bonecos de pano que são, de forma simbólica, “mensageiros da paz”, explica Michela.
Para a coordenadora da FAI, Maria Tereza Chagas, fazer parte do projeto foi encantador. “Quando fomos procuradas e conhecemos o trabalho, aceitamos o convite prontamente. As monitoras logo se muniram de todas as ferramentas necessárias e iniciaram, com muito carinho, a confecção dos bonecos. Ver os desenhos saindo do papel e tomando forma, foi encantador”.
Cerca de 18 instituições públicas, privadas e indústrias contribuíram com a confecção de 3 mil bonecos. “Eles foram também sensibilizadas com a causa e se disponibilizaram a dar vida a novos bonecos que, em cada canto do estado de Santa Catarina, deixarão sua mensagem de paz, respeito, acolhimento e Presença”, ressalta a Coordenadora de Educação do Sesi, Jucinara Teixeira Formanski.
Com data a ser definida, a Praça Nereu Ramos será palco de um evento de apresentação das oficinas do Sesi e também dos 3 mil bonecos para espalhar na cidade uma nova visão de dia da criança, onde a preocupação não seja apenas dar presentes, mas presenteá-la com a presença das pessoas.
Colaboração: Imprensa PMI



















