A qualidade da merenda escolar servida em Içara foi escolhida pela Gerência da Epagri Estadual para ilustrar o case de sucesso do Programa “Gestão de Negócios e Mercado”, desenvolvido pelo órgão. Atualmente, mais de 80% dos alimentos servidos aos alunos da rede municipal são provenientes da agricultura familiar do município.
Segundo o gerente de Marketing e Comunicação da Epagri/SC, Gabriel Leite, o case de sucesso estará na Revista Balanço Social. “Viemos fotografar e conhecer este projeto aqui em Içara. Na publicação mostraremos os diversos avanços referentes ao apoio que a Epagri presta aos agricultores e que beneficiam o público em geral”, disse. Nesta tarde, o grupo visitará um produtor de hortaliças que também faz parte do projeto.
No município, o programa do órgão estadual cumpriu com seus objetivos, que eram organizar os agricultores. “Uma das formas de organizá-los, foi pela constituição da Coopafi, que hoje abriga 116 agricultores. A Cooperativa vem conquistando muitos avanços para as famílias. Deste total, 30 produtores fornecem alimentos para a Rede. São frutas, verduras, mel, polpa para sucos, laticínios e cereais”, explica a extensionista da Epagri de Içara, Eli Alberton
De acordo com a nutricionista da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Carolina Dias, são servidas cerca de 182 mil refeições mensais. “A legislação federal prevê que 30% da merenda seja comprado de produtores locais. Em Içara, nós alcançaremos este ano 100%. São alimentos com procedência e qualidade, produzidos com muito carinho. Além disso, as merendeiras são orientadas e recebem cursos para aproveitar todos os nutrientes de cada alimento”, destaca.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI